Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42574
Código de Localidade: 1302603
Município: Manaus
Tipo de material: fotografia
Autor: Neto, Antônio
Título: Palácio Rio Negro : Manaus, AM
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Atual Centro Cultural Palácio Rio Negro e antigo Palácio Rio Negro, também conhecido como Palacete Scholz . Construído em 1903. Foi residência de um rico exportador de borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz. Conhecido à época como Palacete Scholz. O prédio é um marco do período em que o Amazonas era um dos estados mais prósperos da União. O comerciante alemão teve de hipotecar o imóvel, em seguida foi arrematado em leilão pelo rico seringalista Luiz da Silva Gomes, o prédio foi primeiramente alugado ao Estado do Amazonas. Em 1918, o Governador Pedro Bacellar adquiriu o imóvel, que passou a denominar-se Palácio Rio Negro. O Palácio serviu de sede do Governo e de residência dos governadores até 1959. Foi utilizado apenas como sede do Governo em 1995. Tombado como Patrimônio Histórico e Estadual em 1980. Aberto a visitação pública, também é usado para audiências e recepções do Governador do Estado do Amazonas a Chefes de Estado, Embaixadores e demais personalidades. O prédio representa parte da história do período áureo da Belle Epóque.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=849%3Apalacio-rio-negro-manaus-am&catid=50%3Aletra-p&Itemid=1. Acesso em: jun. 2015.
Inscrição na foto: Pertenceu ao comerciante Waldemar que o hipotecou a Luiz da Silva Gomes.


Assuntos:
Amazonas; Manaus (AM); Palácios

Título Secundárias: Centro Cultural Palácio Rio Negro; Palacete Scholz


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística