Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42381
Código de Localidade: 3205309
Município: Vitória
Tipo de material: fotografia
Título: Aeroporto [Eurico de Aguiar Salles] : Vitória, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles está situado na parte continental do município de Vitória. Em 1942, foi iniciada a construção da pista de cimento pela Companhia de Terraplanagem Capixaba (COTECA) dirigida pelo engenheiro Carlos Duenk, a pista foi inaugurada no fim de 1943. O Aeroporto fez parte da relação de aeroportos participantes do convênio firmado entre os governos do Brasil e Estados Unidos, pelo qual o Brasil cedia durante o período de guerra a utilização dessas áreas para as Forças Armadas dos EUA. Com o fim do conflito, o aeroporto foi gradativamente sendo utilizado pela aviação comercial brasileira. Em 3 de fevereiro de 1975, sua administração foi transferida do Ministério da Aeronáutica para a recém-criada Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Atualmente, o Aeroporto de Vitória opera voos diretos entre a capital do Espírito Santo e capitais das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. O Aeroporto de Vitória é um dos 35 aeroportos da Rede Infraero que conta com um Terminal de Cargas internacional. Desde 1999 está em operação a linha internacional de cargas direto dos EUA (Miami), permitindo a importação e a exportação de mercadorias para o mercado do Espírito Santo. Em 2011 o Aeroporto de Vitória atingiu pela primeira vez em sua história a marca de 3 milhões de passageiros embarcados e desembarcados ao ano. Em 9 de maio de 2006, o Aeroporto foi denominado como Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles, homenageando o advogado e político que foi secretário de educação e cultura do Espírito Santo e ministro da Justiça e Negócios Interiores no governo Juscelino Kubitschek.
Disponível em: http://www.infraero.gov.br/index.php/br/aeroportos/espirito-santo/aeroporto-de-vitoria-eurico-de-aguiar-salles-vitoria-es.html. Acesso em: maio 2014.


Assuntos:
Aeroportos; Espírito Santo (Estado); Vitória (ES)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística