Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42254
Código de Localidade: 2507507
Município: João Pessoa
Tipo de material: fotografia
Autor: Kalkbrenner Filho, José
Título: Praça João Pessoa : Palácio da Redenção : Faculdade de Direito da Paraiba : João Pessoa, PB
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [194-]
Descrição física: 1 cartão postal : color
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Praça inaugurada em 13 de maio de 1803. Praça Presidente João Pessoa. Conhecida também por Praça João Pessoa ou Praça dos Três Poderes, por estar localizada entre as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estadual. Possui em seu centro um monumento ao antigo Presidente João Pessoa. Disponível em: http://www.hotelguarani.com.br/turismo-joao-pessoa-praca-joao-pessoa.php. Acesso em: maio 2015.
Também conhecido como Palácio do Governo. Construído em 1586 por jesuítas, sendo residência dos jesuítas até o ano de 1771, quando passou a ser residência do Governo da Paraíba. Foi incorporado em 1773 a Fazenda Pública pelo Papa Clemente IV. O prédio passou por reformas por volta de 1850 a 1858, período no qual o prédio foi denominado Palácio da Presidência. O nome do prédio é derivado de uma sugestão do povo em memória a uma manifestação de caráter coletivo ao Governo. Abriga atualmente a sede do Poder Executivo Estadual. O prédio já abrigou o Liceu Paraibano e a Escola Normal de João Pessoa, assim como sede provisória do governo, a Secretaria da Educação e a Assembleia Legislativa. Atualmente abriga além do Poder Executivo a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) através do Decreto-lei n° 8.638, de 26 de agosto de 1980.
Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~ronei/JoaoPessoa/redencao.htm. Acesso em: maio 2015.
Disponível em: http://ecoturismoecultura.com/pt/content/11-o-que-fazer-em-joao-pessoa. Acesso em: maio 2015.
Disponível em: http://www.ct.ufpb.br/pos/ppgecam/images/arquivos/dissertacoes/2007/02-2007.pdf. Acesso em: maio 2015.
Construção datada de 1586, pelos Jesuítas com a finalidade de catequizar, já foi sede do Lyceu Parahybano, da Assembléia Legislativa e da Faculdade de Direito da Paraíba, até o ano de 2008. Apesar de passado por reconstruções e obras de conservação, a edificação ainda guarda as características originais. Fica ao lado do Palácio da Redenção, na Praça João Pessoa.
Disponível em: http://www.minube.com.br/sitio-preferido/faculdade-de-direito-da-paraiba-a2219565#modal-86863. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Edifícios públicos; Educação; Escolas; João Pessoa (PB); Palácios; Paraíba; Praças

Título Secundárias: Assembleia Legislativa; Colégio Jesuítas; Escola Normal de João Pessoa; Liceu Paraibano; Palácio da Presidência; Palácio do Governo; Praça dos Três Poderes; Secretaria da Educação


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística