Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42187
Código de Localidade: 2507507
Município: João Pessoa
Tipo de material: fotografia
Título: Teatro Santa Rosa : João Pessoa, PB
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Considerado como o Teatro mais antigo da Paraíba e o quinto mais antigo do Brasil. Inaugurado em 1889 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Considerado ícone da cultura paraibana e patrimônio do Estado, vinculado a Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Funcionou como Cine-teatro no período de 1911-1941. Venâncio Neiva, o primeiro governante republicano da Paraíba, mudou o nome do teatro para Teatro do Estado, mas esse ato foi revogado. Recebeu o sobrenome do antigo Governador da Paraíba Francisco da Gama Rosa. Existe ainda uma polêmica quanto a grafia do “S” e do “Z” da palavra Roza. Uns defendem que o uso do “Z” representa uma homenagem ao antigo governador Francisco da Gama Roza. Já outros defendem o uso do “S” por ser uma forma etimologicamente correta, proveniente do latim rosa.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=899%3Ateatro-santa-roza-joao-pessoa-pb&catid=54%3Aletra-t&Itemid=1. Acesso em: maio 2015.


Assuntos:
João Pessoa (PB); Paraíba; Teatros

Título Secundárias: Teatro do Estado; Teatro Santa Roza


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística