Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41951
Código de Localidade: 4106902
Município: Curitiba
Tipo de material: fotografia
Título: Tribunal de Justiça : Curitiba, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Iniciada em 1887, a construção do Palácio Giuseppe Garibaldi foi concluída em 1904. Já a fachada de estilo neoclássico só ficou pronta em 1932, uma obra do arquiteto João de Mio, o mesmo arquiteto da Igreja de São Pedro. O Palácio Garibaldi teve papel importante em vários momentos históricos da cidade. Sediou o I Congresso Estadual do movimento operário paranaense, em 1906 – evento que deu origem à criação da Federação Operária do Paraná.
Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio foi desapropriado pelo governo e serviu como sede do Tribunal Regional Eleitoral e Palácio da Justiça. Em 1962 o Palácio foi devolvido à Sociedade e em 1988 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, continuando a ser a sede da Sociedade Garibaldi.
Um local tradicional e luxuoso, localizado no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba, o Palácio Garibaldi é também utilizado para a realização de eventos que buscam requinte e qualidade, somados à sua tradicional arquitetura neoclássica e ricos detalhes internos.
Disponível em: http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br/sociedade-giuseppe-garibaldi/. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Curitiba (PR); Edifícios públicos; Paraná; Tribunais

Título Secundárias: I Congresso Estadual; Palácio da Justiça; Palácio Garibaldi; Palácio Giuseppe Garibaldi; Tribunal Regional Eleitoral


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística