Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41950
Código de Localidade: 4106902
Município: Curitiba
Tipo de material: fotografia
Título: Colégio Estadual do Paraná : Curitiba, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A história do Colégio Estadual começa oficialmente antes da criação do Estado do Paraná. Começa em 1846, quando é criado e instalado em uma casa alugada no Largo da Matriz, atual Praça Tiradentes, o Licêo de Coritiba. Em 1854 é inaugurada a primeira Sede, na Rua da Assembleia, hoje Rua Doutor Muricy. No ano de 1857 a primeira Biblioteca Pública da Província (atual Biblioteca Pública do Estado do Paraná) é criada e instalada no Licêo.
Em 1872, o Governo Provincial adquire, para a sede do Licêo, a casa do Comendador Manoel Antonio Guimarães (Visconde de Nacar), um imóvel situado na Rua Aquidaban, atual Rua Emiliano Perneta.
Pela Lei n.º 456, de 12 de abril de 1876, o Licêo passa a denominar-se Instituto Paranaense. Quatro anos depois o Instituto recebe a visita do Imperador Dom Pedro II.
Com a Reforma do Ensino em 1892, o Instituto Paranaense passa a denominar-se Gymnásio Paranaense. Em 1904 a terceira sede própria é inaugurada na Rua Borges de Macedo (atual Rua Ébano Pereira) onde hoje está instalada a Secretaria de Estado da Cultura. E um ano depois o Governo Federal concede a equiparação ao Gymnásio Nacional.
Em 1918 é Criado o Gymnásio Paranaense Internato, localizado no Palacete Loureiro, na esquina da Avenida Marechal Floriano com Sete de Setembro. Após algum tempo passa para o prédio do Colégio Diocesano e Seminário, na Rua Bispo D. José. No dia 10 de julho de 1942, através do Decreto nº 614, o Gymnásio Paranaense passa denominar-se Colégio Paranaense Externato.
Em 1943, pelo Decreto n.º 11.232, de 6 de janeiro, o Presidente da República, muda a denominação para Colégio Estadual do Paraná. Então é lançada a pedra fundamental do novo prédio, na Praça Santos de Andrade, porém a construção da nova sede foi julgada possuir área insuficiente para a necessidade do colégio, por isso, em 1944 é desapropriada a Chácara da Glória, na avenida João Gualberto, iniciando-se ali a construção da atual sede.
Disponível em:http://www.cep.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em:http://www.cep.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em:http://www.cep.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Curitiba (PR); Edifícios escolares; Escolas; Paraná

Título Secundárias: Colégio Paranaense Externato; Gymnásio Paranaense; Gymnásio Paranaense Internato; Instituto Paranaense; Licêo de Coritiba


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística