Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41756
Código de Localidade: 5300108
Município: Brasília
Tipo de material: fotografia
Título: [Palácio Itamaraty : Ministério da Saúde] : Brasília, DF
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Palácio do Itamaraty foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, ele é sede do Ministério das Relações Exteriores. Durante a concepção do projeto, coube ao Embaixador Wladimir Murtinho transmitir ao arquiteto as necessidades que precisariam ser atendidas, a parceria bem-sucedida que, até hoje, não foi necessário fazer qualquer modificação estrutural no edifício. O cálculo estrutural, que permitiu a realização de impressionante vão-livre, foi realizado pelo engenheiro Joaquim Cardoso. O Palácio Itamaraty foi concebido como edifício que serviria ao propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros. O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx.
Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4753&Itemid=198&lang=pt-BR. Acesso em: mar. 2016.
Muito embora a história da Saúde Pública Brasileira tenha início em 1808, o Ministério da Saúde só veio a ser instituído no dia 25 de julho de 1953, com a Lei nº 1.920, que desdobrou o então Ministério da Educação e Saúde em dois ministérios: Saúde e Educação e Cultura. A partir da sua criação, o Ministério passou a encarregar-se, especificamente, das atividades até então de responsabilidade do Departamento Nacional de Saúde (DNS).
Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/historico. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Brasília (DF); Distrito Federal (Brasil); Edifícios; Edifícios públicos; Prefeituras; Saúde

Título Secundárias: Ministério das Relações Exteriores; Palácio dos Arcos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística