Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41522
Código de Localidade: 5103403
Município: Cuiabá
Tipo de material: fotografia
Autor: Costa, Gilson
Título: Vista panorâmica da cidade : Hotel Excelsior : Palácio Alencastro : Cuiabá, MT
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O antigo Hotel Excelsior pertencia ao empresário João Balão e era um dos principais hotéis do estado na década de 1970. O Hotel recebia políticos e celebridades do mundo artístico, tendo como um dos principais hóspedes Roberto Carlos. Em 2013, a rede Nobile Hotéis inaugurou o Getúllio Hotel By Nobile nas dependências do Hotel Excelsior.
Disponível em: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=327725. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://novo.brasilturis.com.br/rede-nobile-inaugura-hotel-em-cuiaba/. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=260&cid=180457. Acesso em: mar. 2016.
O Palácio Alencastro atualmente abriga a Prefeitura de Cuiabá. Antes de sua construção, no mesmo local existia o Palácio Presidencial, que foi demolido em 1959 para dar lugar a nova edificação. Em toda a estrutura, o local abrigava além do gabinete do governador, a Casa Civil e Militar, quatro secretarias de estado, o Tribunal de Contas, a Diretoria de Expediente do Governo e o Departamento de Serviço Público, porém com a movimentação comercial e o fluxo migratório, os estabelecimentos começaram a ir para a região central, fazendo com que as instalações do governo ficassem pequenas para a demanda no atendimento. Na gestão do governador José Fragelli foi construído o Centro Político Administrativo (CPA) e a sede do governo deixou de ser no Palácio Alencastro. Com o prédio desocupado, em 8 de abril de 1982, foi doado ao município, que transferiu a Prefeitura de Cuiabá para o local e manteve o nome Palácio Alencastro.
Disponível em: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/01/conheca-historia-do-palacio-que-abriga-prefeitura-de-cuiaba.htm 2016. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Cidades e vilas; Cuiabá (MT); Edifícios públicos; Habitações; Hotéis; Mato Grosso; Prefeituras; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Getúllio Hotel By Nobile; Palácio do Governo; Palácio Presidencial; Prefeitura de Cuiabá


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística