Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41513
Código de Localidade: 5103403
Município: Cuiabá
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista parcial da cidade] : Rio Cuiabá : Cuiabá, MT
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Cuiabá subdivide-se em Alto, Médio e Baixo Cuiabá, suas nascentes estão nas encostas da Serra Azul, município de Rosário Oeste, na junção dos então denominados Rios Cuiabá da Larga e Cuiabá Bonito. Em 1722, foi encontrada a primeira jáziga de ouro no Rio Cuiabá, o que ocasionou a mudança da povoação para a área, iniciando a fundação da cidade. O Rio fez diferença aos colonizadores, todo comércio com São Paulo era feito por meio do Paraguai, do Cuiabá, do Vermelho e do São Lourenço. Pelo Cuiabá chegavam alimentos, remédios e roupas, além de novos exploradores que estavam interessados não só nas jazidas de ouro, mas nas terras férteis da região. Após suas enchentes, o Rio deixava grandes campos fertilizados e propícios à agricultura, por esse motivo a área em sua volta foi se povoando e, mais tarde, surgiriam no local muitos engenhos de açúcar e fazendas de gado. O fluxo no Rio se intensificou após o fim da Guerra do Paraguai, e os serviços de barco á vapor foram marcados pelas viagens mensais entre Montevidéu e Cuiabá, que contavam com uma pequena frota composta pelos barcos Marquês de Olinda e Conselheiro Paranhos; a linha entre Corumbá e Cuiabá era realizada pelos vapores Jauru e Cuiabá e depois pelo Iguatemy. Como meio de comunicação com os grandes centros políticos e econômicos do litoral, o Rio perdeu a importância no final do século 18, porém o desenvolvimento do núcleo urbano mudou essa situação.
Disponível em: http://www.turismoruralmt.com/2011/06/bacia-do-rio-cuiaba-e-importante-na.html. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://www.diariodecuiaba.com.br/especial2.php?cod=4&mat=9721. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=468377. Acesso em: fev. 2016.
Inscrição na foto: Nota-se uma das embarcações do Serviço de Navegação da Bacia da Prata, uma das empresas que realiza o transporte de cargas entre Cuiabá e Corumbá.


Assuntos:
Cuiabá (MT); Mato Grosso; Rios


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística