Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41464
Código de Localidade: 5103403
Município: Cuiabá
Tipo de material: fotografia
Título: Avenida Presidente [Getúlio] Vargas : [Grande Hotel de Cuiabá] : Cuiabá, MT
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Avenida Getúlio Vargas foi inaugurada na década de 1940, no período da interventoria de Júlio Müller. A Avenida foi aberta na área central, desde o Jardim Alencastro, antigo Largo do Palácio, sobre a antiga Rua Poconé. Na Avenida foram construídos o Grande Hotel, atual Secretaria Estadual de Cultura, o Cine-Teatro e as repartições do serviço público. Depois de 1945, a Avenida foi prolongada até a Praça 8 de Abril. Em 1948 o poder público municipal, pela Lei n.º 11, autorizou a doação de terrenos à Fundação da Casa Popular para a construção de moradias, dando inicio ao primeiro conjunto habitacional construído em Cuiabá, que consolidou a ocupação do espaço no entorno da Avenida Getúlio Vargas.
Disponível em: http://www.cuiaba.mt.gov.br/imprime.php?cid=7932&sid=442. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/04/cuiaba-completa-293-anos-e-mantem-pracas-e-predios-historicos-veja-fotos.html. Acesso em: fev. 2016.
Em 1940, começava a ser erguido o Grande Hotel, uma das Obras Oficiais que vieram junto à política de modernização do Estado Novo do então presidente Getúlio Vargas. Projetado em estilo Art Dèco, com varandas em arcos, o Grande Hotel foi elaborado pelo arquiteto Carlos Porto e executado pelo engenheiro Cássio Veiga de Sá, contendo 38 quartos sendo apenas quatro suítes. Durante seu período áureo, o Hotel hospedou muitas personalidades da época, como Emilinha Borba, Ângela Maria, Procópio Ferreira, o próprio presidente Getúlio Vargas, dentre outros. Deixou de funcionar em 1960, sendo adaptado para sediar a administração central do Banco do Estado de Mato Grosso S. A. (Bemat) de 1965 até 1995. Atualmente abriga a Secretaria de Estado de Cultura. O Grande Hotel foi tombado pela Portaria Nº. 61/83, publicado no Diário Oficial no dia 01 de janeiro de 1984.
Disponível em: http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=Obras_arquitetonicas_no_centro_preservam_parte_da_historia_de_Cuiaba_atraves_dos_anos&id=16. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.cultura.mt.gov.br/download.php?id=271132. Acesso em: fev. 2016.
Nota-se à esquerda o Cine Teatro.


Assuntos:
Cuiabá (MT); Hotéis; Mato Grosso; Ruas

Título Secundárias: Banco do Estado de Mato Grosso S. A.; Bemat; Secretaria de Estado de Cultura


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística