Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40946
Código de Localidade: 4314902
Município: Porto Alegre
Tipo de material: fotografia
Título: Monumento ao Laçador : Porto Alegre, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Monumento ao Laçador, também conhecida como Estátua do Laçador, é um monumento da cidade de Porto Alegre que representa o gaúcho com seu traje tradicional, a pilcha. O Monumento, do escultor Antônio Caringi, teve como modelo o tradicionalista Paixão Côrtes e foi escolhida em 1992 como símbolo da cidade de Porto Alegre. Tombada como patrimônio histórico em 2001, foi transferida em 2007, por ocasião da construção do viaduto Leonel Brizola, do Largo do Bombeiro para o Sítio O Laçador, onde atualmente está localizada.
Disponível em: http://www.portoalegre.tur.br/ponto_turistico/monumento_ao_lacador-porto_alegre-21-2-16-57.html. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/pilchado. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.letras.com.br/#!biografia/paixao-cortes. Acesso em: fev. 2016.
Paixão Côrtes é um personagem decisivo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, do qual foi um dos formuladores, juntamente com Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva. Em 1948, organizou e fundou o CTG 35 e, em 1953, fundou o pioneiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição. Em 1956, Inezita Barroso gravou as músicas tradicionais gaúchas Chimarrita-balão, Balaio, Maçanico e Quero-Mana, Tirana do Lenço, Rilo, Xote Sete Voltas, Xote Inglês, Xote Carreirinha, Vaneira Marcada, que foram recolhidas por Paixão Côrtes e Barbosa Lessa. Em 1958, Paixão Côrtes apresentou-se no Olympia de Paris, no palco da Universidade de Sorbonne, no Hotel de Ville e no Teatro Alhambra. Em 1962, Inezita Barroso gravou as composições Tatu e Pezinho, que também foram recolhidas por Paixão Côrtes e Barbosa Lessa. No mesmo ano, recebeu o prêmio de Melhor Realização Folclórica Nacional. Em 1964, apresentou-se na Alemanha, na Feira Mundial de Transportes e Comunicação, na cidade de Munique. No mesmo ano, recebeu o prêmio de Melhor Cantor Masculino de Folclore do Brasil. Em 1986, apresentou-se durante um mês na Inglaterra. Em 2001 proferiu palestra sobre a música gaúcha no VII Encontro Nacional de Pesquisadores da Musica Popular Brasileira (MPB), realizado no Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em 2003 lançou seu novo manual, com mais danças, derivadas do primeiro.
Paixão Côrtes foi responsável pela abertura de mercado da ovinocultura no Rio Grande do Sul, trazendo da Europa novos métodos e tecnologias de tosquia, desossa e gastronomia. Trabalhou durante 40 anos na Secretaria de Agricultura, onde passou pelas Estações Experimentais de Pelotas, Santana do Livramento e nos Campos de Cima da Serra e em Porto Alegre, também como professor dos curso de classificação de lã, ovinotecnista e, por fim, chefe do Serviço de Ovinotecnia.
Disponivel em: http://www.letras.com.br/#!biografia/paixao-cortes. Acesso em: fev. 2016.
Inscrição na foto: Estatua em bronze de Antonio Caringi, sobre o pedestal de granito, fundida em Porto Alegre. Inaugurada em 1954, o Monumento representa a figura simbolo do Rio Grande do Sul, o Gaucho, na sua vestimenta tipica.


Assuntos:
Marcos históricos; Monumentos; Porto Alegre (RS); Rio Grande do Sul

Título Secundárias: Estátua do Laçador


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística