Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40939
Código de Localidade: 4314902
Município: Porto Alegre
Tipo de material: fotografia
Título: Biblioteca Pública Estadual : Porto Alegre, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Biblioteca Pública do Estado (BPE), criada oficialmente em abril de 1871, foi aberta ao público em sua sede definitiva, no ano de 1922, inaugurado como parte das comemorações do centenário da Independência. Concebido artística e arquitetonicamente por Afonso Hebert e Theofilo Borges de Barros, a sede da Biblioteca reflete o pensamento então dominante no Estado: o positivismo. A fachada apresenta o estilo neoclássico, contornada com bustos do calendário positivista; a porta principal do vestíbulo é em madeira esculpida e emoldurada em gesso dourado com soleira em mármore; em estilo Império, a Sala de Leitura preserva a pintura original das paredes, atualmente recoberta com tinta PVA cinza; nas outras salas e salões diversificam-se os estilos, entre eles o rococó, egípcio, gótico e florentino. O prédio foi tombado em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e, em 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O acervo bibliográfico da BPE é constituído por cerca de 240 mil volumes. A coleção de livros raros da Biblioteca é composta por obras dos séculos XVI a XIX, como a PHARSALIA, de Lucano, de 1519. Publicações e documentos que registram a história e a literatura rio-grandenses, enciclopédias, dicionários e obras sobre todos os setores do conhecimento humano, além de jornais, revistas e folhetos, completam a coleção da instituição. A Biblioteca ainda possui um acervo de obras em Braille e livros em áudio, para pessoas com deficiência visual.
Disponível em: http://www.cultura.rs.gov.br/v2/instituicoes-sedac/instituto-6/. Acesso em: dez. 2015.
Disponível em: http://www.bibliotecapublica.rs.gov.br/. Acesso em: dez. 2015.
Fotografia cedida pela Companhia Jornalística Caldas Júnior.


Assuntos:
Bibliotecas públicas; Edifícios históricos; Edifícios públicos; Porto Alegre (RS); Rio Grande do Sul

Título Secundárias: BPE


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística