Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40610
Código de Localidade: 2611606
Município: Recife
Tipo de material: fotografia
Título: Rádio Clube de Pernambuco : Recife, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Rádio Clube de Pernambuco foi fundada quando ainda não existiam transmissões radiofônicas na América do Sul, no dia 6 de abril de 1919. Sua edificação foi realizada por um grupo de amadores, liderados por Augusto Joaquim Pereira. Vinte dias depois, seus estatutos foram aprovados e publicados pela Imprensa Nacional. As primeiras instalações funcionaram no Parque Treze de Maio. A Rádio Clube, utilizando discos emprestados, transmitia óperas; obras clássicas; e recitais, que eram ouvidos através de um rádio receptor. Em 1922, Oscar Moreira Pinto junta-se à Rádio que, um ano depois, passa a operar com recursos próprios, mudando para a Avenida Cruz Cabugá. Em fevereiro de 1923 foi instalado um pequeno equipamento de 10 watts que permitiu que a Rádio Clube fosse sintonizada no Centro do Recife e em alguns bairros da cidade. Em 1931 a Rádio foi a primeira a transmitir ao vivo um jogo de futebol no Norte/Nordeste com narração feita por Abílio de Castro, mantendo a liderança em transmissões esportivas no Nordeste nas década de 1960 e 1970. Em outubro de 1935, a Rádio Clube recebeu permissão oficial para executar a radiodifusão no País. Depois de um ano, ganhou novas instalações, inaugurando sua estação radiodifusora na Estrada do Arraial e aumentando a potência para 50 kws, passando a cobrir todo o Nordeste. Em 1939, a Rádio Clube passa a transmitir ao vivo em Frequência Modulada (FM). A partir de 1942, o Nordeste acompanhou as notícias da Segunda Guerra Mundial pela Rádio, com o surgimento do Repórter Esso, no ano anterior. Em 1952, é incorporada aos Diários Associados por iniciativa de Assis Chateaubriand. Em 2014 a Rádio Clube AM saiu do ar, dando lugar para a Rádio Globo AM 720, afiliada da Rádio Globo AM 1220 FM 89.3 do Rio de Janeiro e Rádio Globo AM 1100 de São Paulo, que é controlada localmente pelo Grupo Diários Associados.
Disponível em: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=R%C3%A1dio+Clube+de+Pernambuco. Acesso em: nov. 2015.
Fotografia cedida por Luiz Timotheo da Costa.


Assuntos:
Pernambuco; Rádios (Edifícios); Recife (PE)

Título Secundárias: Rádio Globo Recife


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística