Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40509
Código de Localidade: 5201108
Município: Anápolis
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Bom Jesus : Catedral do Bom Jesus da Lapa : Anápolis, GO
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Bom Jesus, é o mais tradicional cartão-postal de Anápolis, construída em meados do século XX. A Praça passou por uma reforma em 2012, sendo preservado seu traçado original, conservando a identidade e a memória do patrimônio público, assim como foram mantidos o prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura, tombado como Patrimônio Histórico da cidade. Da mesma forma, a área verde e a vegetação natural foram resguardadas. A Praça ganhou banheiros individualizados, praça de alimentação, espaço para o comércio organizado, bancos, lixeiras e calçamento. A fonte luminosa da praça também foi totalmente revitalizada, os visitantes podem conferir de perto várias programações dos jatos d´água, junto às cores da iluminação. Na Praça também se encontra o busto de Gomes de Sousa Ramos, um dos fundadores da cidade.
A Praça fica situada na região central de Anápolis.
Disponível em: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/26/praca-revitalizada-280965-1.aspx. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://www.anapolis.go.gov.br/portal/multimidia/noticias/ver/pra-a-bom-jesus-entregue-popula-o. Acesso em: set. 2016.
A Catedral do Bom Jesus da Lapa, tem sua história inciada no começo do século XX, quando em Anápolis, viveu uma baiana negra, de nome Terezona (Maria Tereza de Jesus), lavadeira de roupas. Ela trouxe uma estampa do Senhor Bom Jesus da Lapa, introduzindo a devoção ao Filho de Deus. Acada ano, os devotos foram aumentando, acarretando o crescimento da arrecadação monetária. Percebendo o crescimento da devoção, o então Vigário da Paróquia de Santana, o espanhol Henrique Isquerdo de Oliver, encampou a festa do Bom Jesus, atraindo-a para a Igreja Matriz, em 1913. A construção da capela do Bom Jesus teve início no ano de 1914, sendo que a primeira festa realizada foi em 1916.
Com a criação da paróquia do Bom Jesus, no dia 26 de abril de 1935, desmembrada da paróquia de Santana, o cônego João Olímpio Pitaluga, assumiu a paróquia recém criada.
Disponível em: http://www.diocesedeanapolis.org.br/index.php/diocese-de-anapolis/2013-02-27-13-04-40/typography. Acesso em: set. 2016.


Assuntos:
Anápolis (GO); Catedrais; Edifícios públicos; Goiás (Estado); Igrejas (Edifícios); Paróquias; Praças

Título Secundárias: Paróquia do Bom Jesus da Lapa; Secretaria Municipal de Cultura


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística