Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40461
Código de Localidade: 1600303
Município: Macapá
Tipo de material: fotografia
Título: Fórum dos Leões : Macapá, AP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Inaugurado no dia 25 de janeiro de 1953, o Fórum dos Leões foi erguido pelo primeiro governador do Amapá, Janary Nunes. Seu terreno pertencia à família do Senhor Julião Tomaz Ramos, mais conhecido como Mestre Julião. O Fórum obedece ao estilo neoclássico histórico, apresentando aspecto sóbrio e majestoso com linhas greco-romanas. Sua fachada principal apresenta sob o frontão colunas Corintias em pedra de lio e à sua frente dois leões, característica do período neoclássico, que foram esculpidos pelo lusitano Antônio Pereira da Costa, a partir de uma forma confeccionada por Jorge Marceneiro, morador do Território. Em 1990, o prédio foi cedido a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amapá (OAB-Amapá). Já funcionaram no Fórum: O Tribunal do Júri, a Promotoria Pública, o Cartório de Registro Civil, o Cartório de Imóveis, o Juizado de Direito, o Cartório do 2° oficio da Comarca de Macapá, o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, que iniciou suas atividades em 1991. Atualmente funciona como sede da OAB-Amapá.
Disponível em: http://porta-retrato-ap.blogspot.com.br/2013/10/o-antigo-forum-de-macapa.html. Acesso em: set. 2015


Assuntos:
Amapá (Estado); Edifícios públicos; Fóruns; Macapá (AP)

Título Secundárias: Cartório de Imóveis; Cartório de Registro Civil; Cartório do 2° oficio da Comarca de Macapá; Fórum de Macapá; Juizado de Direito; Promotoria Pública; Sede da OAB – Seccional do Amapá; Sede da OAB-Amapá; Sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amapá; Tribunal de Justiça do Estado do Amapá; Tribunal do Júri; Tribunal Regional Eleitoral


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística