Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40267
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Autor: Gilson (Fotógrafo)
Título: Banco do Brasil S. A. : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O antigo prédio do Banco do Brasil ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade. O prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios, teve sua pedra fundamental lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.
Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março.
No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. Na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016 da publicação inglesa The Art Newspaper, o Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro ocupa a 26ª colocação com 2.216.880 visitantes, o CCBB de Brasília aparece no 59° lugar com 1.122.826 e o CCBB de São Paulo fica no 68° lugar com 965.929 visitantes.
O prédio possui uma área construída de 19.243m². O CCBB ocupa 15.046m² desse total.
Disponível em: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro. Acesso em: set. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/BAbbFV. Acesso em: set. 2017.


Assuntos:
Associações comerciais; Bancos; Centros culturais; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ)

Título Secundárias: Associação Comercial do Rio de Janeiro; CCBB; Centro Cultural Banco do Brasil


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística