Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39930
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista panorâmica da cidade] : Biblioteca Nacional : Associação Brasileira de Imprensa : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A história da Biblioteca Nacional do Brasil começa em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro. Seu acervo foi inicialmente composto da livraria de D. José, rei de Portugal, coleção esta que veio para o Brasil junto com a Família Real. Inicialmente, seu acervo era constituído de 60 mil peças, dentre elas livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, e foi acomodado em uma das salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, atual Rua Primeiro de Março. A data de 29 de outubro de 1810 é considerada oficialmente como a data de fundação da então Real Biblioteca, que só foi aberta ao público em 1814. Em 1821, com a volta da Família Real a Portugal, D. João VI leva grande parte dos manuscritos de volta à metrópole. Após a Independência do Brasil, em 1822, a aquisição da Biblioteca Real pelo Brasil foi devidamente regulada, oficialmente em 29 de agosto de 1825. Administrativamente a Biblioteca Nacional esteve subordinada ao antigo Ministério do Interior e Justiça, depois ao Ministério da Educação e Saúde. Com a criação do Ministério da Saúde, ela passou integrar o Ministério da Educação e Cultura. Em 1981, o órgão passou à administração indireta, fazendo parte da Fundação Nacional Pró-Memória, até o ano de 1984, quando, junto com o Instituto Nacional do Livro, passou a constituir a Fundação Nacional Pró-Leitura. Em 1990 a Biblioteca Nacional, com sua biblioteca subordinada, a Euclides da Cunha, do Rio de Janeiro, e o Instituto Nacional do Livro, com sua Biblioteca Demonstrativa, de Brasília, passaram a constituir a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
Disponível em: http://www.bn.br/biblioteca-nacional/historico?nu_pagina=11. Acesso em: jul. 2015.
A Associação Brasileira de Imprensa foi fundada em 7 de abril de 1908, com o objetivo de assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais da profissão e se tornar um centro poderoso de ação. Segundo seu fundador, Gustavo de Lacerda, a Associação deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa. A Associação passou por sedes provisórias, como o Quartel dos Barbonos. Na década de 1930, a sede própria da associação foi construída.
Disponível em: http://www.abi.org.br/institucional/historia/. Acesso em: jul. 2015.
Nota-se ao fundo à direita a Baía de Guanabara.


Assuntos:
Associações, instituições, etc; Bibliotecas (Edifícios); Bibliotecas públicas; Cidades e vilas; Edifícios; Edifícios públicos; Habitações; Imprensa; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: FBN; Fundação Biblioteca Nacional


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística