Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39518
Código de Localidade: 5208004
Município: Formosa
Tipo de material: fotografia
Título: Lagoa Feia : Formosa (GO)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1983
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Lagoa Feia é uma lagoa natural que possui aproximadamente 6 km de comprimento, 300 metros de largura e até 10 metros de profundidade. Por sua extensão, é considerada a maior lagoa natural do Centro-Oeste. A Lagoa nasce no Parque Municipal Mata da Bica, uma área de preservação permanente de âmbito local. Também possui importância ecológica, pois ao seu lado localiza-se uma reserva ecológica de 24.500 alqueires de mata, pertencente ao Exército Brasileiro, que abriga raras espécies de fauna e flora da região. A Lagoa é protegida pela Lei Orgânica do Município de Formosa, de 05 de abril de 1990, e configura-se como um recurso hídrico de potencial turístico, caracterizando-se como um dos pontos turísticos mais conhecidos da Cidade. Ela é uma importante área de lazer para a população local e para os turistas, sendo bastante concorrida para a prática de esportes aquáticos, pescarias e passeios de lancha. Há também uma mata ciliar pouco preservada que é utilizada como área de camping.
Quanto à sua nomeação, a Lagoa Feia é assim chamada por conta do mata densa que a circundava antigamente, considerada feia e escura pelos que ali passavam com o intuito de acessar a Lagoa.
Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/13551/1/2015_CamiladeSousaBittar.pdf. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/EtRG7H. Acesso em: jul. 2017.


Assuntos:
Formosa (GO); Goiás (Estado); Lagoas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística