Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39426
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Título: Estádio Municipal do Pacaembu : São Paulo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1953
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Na década de 20, a ideia da construção de um grande estádio em São Paulo era o sonho de esportistas, figuras públicas e modernistas, como Mário de Andrade. Foi ele que sugeriu a criação de um local que pudesse receber atividades esportivas, eventos culturais e apresentações musicais. Em 1926 a CIA CITY doou o terreno de 50 mil metros quadrados ao Estado, que repassou a Prefeitura.
Em 1936, o Prefeito do município na época, Fábio da Silva Prado, aprovou a ideia e deu início às obras desse complexo pela construtora Severo e Villares. Começava a surgir aquele que seria um dos principais palcos esportivos e culturais da história do Brasil.
Dez anos depois de sua inauguração, o Pacaembu recebeu o maior evento do futebol mundial. Seis partidas da Copa do Mundo de 50 foram disputadas no Estádio Municipal.
Em 1952, o jornalista Ary Silva comentou a primeira transmissão de uma partida pela televisão, direto do gramado do Pacaembu.
Pela pista de atletismo do Complexo, passou o atleta Emil Zatopeck, que mais tarde ficaria conhecido como a locomotiva humana por sua excepcional performance nas Olimpíadas de 1952. Na mesma época, Adhemar Ferreira da Silva dava seus primeiros saltos-triplos no Pacaembu, saltos que o tornariam depois, o único atleta brasileiro com duas medalhas de ouro olímpicas.
Em 54, através da Lei Municipal 4.489, a Grande Praça em frente ao estádio passou a se chamar "Charles Miller", em homenagem ao homem que introduziu no Brasil a modalidade, vinda da Inglaterra.
Após a conquista brasileira na Suécia em 1958, a Prefeitura Municipal de São Paulo resolveu homenagear um dos principais responsáveis pela formação da vitoriosa seleção. Em Junho de 1961, o Estádio Municipal do Pacaembu passou a se chamar Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao "Marechal da Vitória", chefe da delegação canarinho nas Copas de 58 e 62.
Na mesma época a quadra coberta de tênis era utilizada por uma das maiores atletas nacionais. Maria Esther Bueno treinou nas quadras do complexo para, pouco depois, se tornar a tenista brasileira oito vezes campeã em Wimbledon, homenageada até hoje com uma estátua de bronze no local.
Em 1963, os Jogos Pan-Americanos foram disputados pela primeira vez no Brasil. São Paulo foi a cidade escolhida para sediar a competição e o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho abrigou competições de atletismo, saltos ornamentais, natação e boxe. Além disso, por sua privilegiada localização e estrutura, foi escolhido como o palco das cerimônias de abertura e encerramento do dos jogos.
Na década de 1970, o Sport Club Corinthians Paulista passou a utilizar o estádio como sua casa, visto que suas instalações no Parque São Jorge não seriam suficientes. Em 1974, o estádio chegou a receber 100 jogos em um só ano.
Uma grande reforma no agora Complexo do Pacaembu foi realizada no início de 1983, onde ocorreu a recuperação da estrutura de concreto das arquibancadas, marquises e passarelas, reforma geral dos bancos do setor das numeradas, reparos do piso e das paredes dos banheiros, adequação das instalações elétricas, entre outras reformas. No dia 27 de abril de 1984, o Pacaembu foi reaberto na comemoração do seu aniversário de 44 anos. Na ocasião, a pintura do estádio foi feita de modo a ficar igual àquela utilizada em 1940. Durante a década de 90 foi palco para grandes shows e festivais, além de jogos do Campeonato Estadual, Campeonato Brasileiro e de competições internacionais, como a Copa Libertadores da América. Nesta década, o Complexo do Pacaembu foi tombado, junto com a Praça Charles Miller, como Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo. Em 2004, o Ginásio do Pacaembu passou por reforma e foi reinaugurado, contando com arquibancadas para 4 mil pessoas e quadra poliesportiva.
Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/estadio_pacaembu/historia/index.php?p=731. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Estádios; São Paulo (Estado); São Paulo (SP)

Título Secundárias: Estádio do pacaembu; Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística