Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 38470
Código de Localidade: 2311306
Município: Quixadá
Tipo de material: fotografia
Título: Chalé da Pedra : Quixadá, CE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1970
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Chalé de Pedra, de estilo arquitetônico Art noveau,foi inspirado em outro casarão existente nas proximidades do Açude Cedro.
Após sua construção serviu de residência para familiares de Delmiro de Queiroz. A partir de 1930, funcionou a Loja Maçônica de Quixada. A partir da instalação de uma agência do Banco do Brasil, em 1943, o chalé passou a ser residência dos bancários. Um desses, Petrônio Cordeiro Campos, que morou por quase vinte anos, comprou o imóvel dos herdeiros de Fausto Alencar mantendo a propriedade consigo ate sua morte.Em 2010 foram iniciadas obras para o restauro do chalé, que havia sido vendido para a Prefeitura. Em fevereiro de 2007 o Chalé foi tombado como patrimônio histórico de Quixadá, através do Conselho Municipal Histórico Cultura e Ambiental. Hoje é sede da Fundação Cultural de Quixadá.
(fonte : http://wikimapia.org/7568869/pt/Chal%C3%A9-da-Pedra)


Assuntos:
Bancos; Ceará; Centros culturais; Habitações; Maçonaria; Quixadá (CE)

Título Secundárias: Banco do Brasil S.A.; Fundação Cultural de Quixadá; Loja Maçônica de Quixada


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística