Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 37901
Código de Localidade: 3201209
Município: Cachoeiro de Itapemirim
Tipo de material: fotografia
Título: Vista panorâmica da cidade : Estação Ferroviária : [Praça Doutor Luiz Tinoco] : Rio Itapemirim : Ponte Governador João Purano Bley Cachoeiro de Itapemirim, ES
Local: [S. l.]
Editor: Foto Postal Colombo
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Estação Ferroviária de Cachoeiro de Itapemirim, inaugurada em 1903, ligou durante décadas o sul do Estado ao Rio de Janeiro e Vitória. Localizado no Centro da cidade, o prédio que mantém as características da construção, atualmente abriga o Museu Ferroviário Domingos Lage, oferece cursos e oficinas profissionalizantes e de lazer. Além destes, o acervo das atividades ferroviárias no município fica à disposição dos visitantes. São registros fotográficos, documental, móveis e um torno que era utilizado para construir peças de reposição da linha férrea e das locomotivas.
Disponível em: http://migre.me/vrT4U. Acesso em: nov. 2016.
O Rio Itapemirim é formado pelo Rio Castelo e pelos rios Braço Norte Direito e Braço Norte Esquerdo, cujas nascentes situam-se no Parque Nacional do Caparaó. O Rio tem a profundidade média de um metro e meio, mas há 75 anos ele era navegável.
Disponível em: http://www.morrodomoreno.com.br/materias/a-bacia-do-rio-itapemirim.html. Acesso em: nov. 2016.
A Ponte Governador João Punaro Bley, ligava a Rua Pedro Dias a Rua Samuel Levy. Foi inaugurada em 1937, no governo do Prefeito Fernando de Abreu e ruiu no governo do Prefeito Gilson Carone, quando passava por uma reforma, para continuação da Avenida Beira Rio. Hoje no mesmo local existe uma ponte somente para pedestres, inaugurada em 1982, que sofreu algumas modificações e foi reinaugurada em 1987.
Disponível em: http://cachoeirodeitapemirim-es.blogspot.com.br/2009/04/ponte-governador-joao-purano-bley.html. Acesso em: nov. 2016.


Assuntos:
Cachoeiro de Itapemirim (ES); Cidades e vilas; Espírito Santo (Estado); Habitações; Pontes; Praças; Rios; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Leopoldina; Museu Ferroviário Domingos Lage; Ponte Governador João Purano Blei


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística