Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 37897
Código de Localidade: 3201209
Município: Cachoeiro de Itapemirim
Tipo de material: fotografia
Autor: Brunini (Fotográfo)
Título: [Rio Itapemirim : vista panorâmica da cidade] : Pico do Itabira : Cachoeiro de Itapemirim, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Itapemirim é formado pelo Rio Castelo e pelos rios Braço Norte Direito e Braço Norte Esquerdo, cujas nascentes situam-se no Parque Nacional do Caparaó. O Rio tem a profundidade média de um metro e meio, mas há 75 anos ele era navegável.
Disponível em: http://www.morrodomoreno.com.br/materias/a-bacia-do-rio-itapemirim.html. Acesso em: nov. 2016.
O Pico do Itabira é uma formação rochosa de granito que lembra um dedo indicador apontado para o céu. O pico é visível de quase todos os pontos do município de Cachoeiro de Itapemirim. Ele é cercado de montanhas que completam o visual e formam o Conglomerado do Itabira. O Pico possui cerca de 400 metros de altura e é a montanha mais importante do imenso Conglomerado do Itabira. O local é largamente frequentado por escaladores e acabou virando o cartão-postal da cidade. O nome original, dado pelas tribos tupis que um dia habitaram a região, significa Pedra Empinada, justamente por seu formato quase todo vertical. Seu cume foi atingido pela primeira vez nos registros oficiais apenas em 1947.
Disponível em: http://cimadapedra.blogspot.com.br/2010/10/pico-do-itabira_04.html. Acesso em: nov. 2016.


Assuntos:
Cachoeiro de Itapemirim (ES); Cidades e vilas; Espírito Santo (Estado); Habitações; Montanhas; Rios; Rochas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Pedra Empinada


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística