Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 37730
Código de Localidade: 1200401
Município: Rio Branco
Tipo de material: fotografia
Autor: Mello, Américo de
Título: Vista aérea da cidade : Praça Rodrigues Alves : [Grupo Escolar Presidente Dutra] : [Escola Normal Lourenço Filho : Praça Plácido de Castro : Hotel Rio Branco : Hotel Chuí] : Rio Branco, AC
Local: Rio Branco
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Plácido de Castro, também conhecida como Praça Rodrigues Alves, foi construída no governo de Hugo Carneiro(1926-1930). Todavia, somente foi urbanizada no governo de Guiomard Santos, que durou de 1946 a 1950, assumindo o seu traçado definitivo. Em 1964 a Praça sofreu novas reformas e recebeu uma estátua do Coronel Plácido de Castro, comandante da Revolução Acreana, passando a ser também denominada Praça Plácido de Castro. Passou por novas reformas na década de 1990, e posteriormente, em 2006, foi reurbanizada. Ao seu redor estão a sede da Prefeitura, o imponente prédio do quartel da Polícia Militar e diversos pontos comerciais, como bancos, restaurantes e comércio em geral.
Disponível em: http://migre.me/ubuNC. Acesso em: maio de 2016.
Disponível em: http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/rio-branco/atracoes/praca-da-revolucao-cel-placido-de-castro/. Acesso em: maio de 2016.
O Grupo Escolar Presidente Dutra, atual Biblioteca Pública Estadual, inaugurada oficialmente em 1979.
Disponível em: http://bpeac.blogspot.com/p/historico.html. Acesso em: maio de 2016.
Fundada em 1934, em uma construção feita de madeira, a Escola Normal Lourenço Filho teve como primeiro nome Escola Normal de Rio Branco, e somente em 1 de julho de 1942 foi instituído Escola Normal Lourenço Filho. No ano de 1946 foi inaugurado o prédio onde atualmente funciona a Escola, sendo a princípio usado como sede da Secretaria de Educação e Cultura do Território do Acre, e só em 1958 passou a funcionar como Escola Normal Lourenço Filho, com objetivo de preparar o professorado primário do primeiro Território do Acre, bem como cursos de revisão e aperfeiçoamento para o Magistério Público. Em 1974, passou a chamar-se Complexo Escolar de Ensino Médio (Ceseme), que instituiu cursos profissionalizantes. Em 23 de maio de 1989, formalizou-se novamente uma nova reestruturação do Ceseme, transformando-o em Colégio Estadual Rio Branco (Cerb). Em 22 de abril de 2002, o Governador do Estado do Acre altera a denominação do Colégio Estadual Rio Branco para Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB). Atualmente, o Colégio Estadual Barão do Rio Branco funciona em três turnos com um total de 60 turmas, equipado com laboratórios de ciências, informática, arte, biblioteca com acervo atualizado, espaço para o grêmio estudantil, sala de música, auditório/teatro e rádio.
Disponível em: http://barao-e-mais.blogspot.com/p/hi.html. Acesso em: jun. 2016.
Atual Hotel Guapindaia Praça Business, incorporado a rede hoteleira em 2007.
Disponível em: http://www.hoteisguapindaia.com.br/sobre.html. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://migre.me/ufO7A. Acesso em: jul. 2016.
O Hotel Chuí foi construído a partir da reforma do prédio da antiga penitenciária da cidade. É a atual sede da prefeitura de Rio Branco.
Disponível em: http://migre.me/ufJol. Acesso em: maio de 2016.
Disponível em: http://migre.me/ufJo0. Acesso em: maio de 2016.
Nota-se à direita os fundos do Quartel da Guarda Territorial.


Assuntos:
Acre; Bibliotecas (Edifícios); Bibliotecas públicas; Cidades e vilas; Cultura; Edifícios escolares; Edifícios públicos; Educação; Escolas; Habitações; Hotéis; Praças; Prefeituras; Prisões; Rio Branco (AC); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Biblioteca Pública Estadual; CEBRB; Cerb; Ceseme; Colégio Estadual Barão do Rio Branco; Colégio Estadual Rio Branco; Complexo Escolar de Ensino Médio; Escola Normal de Rio Branco; Hotel Guapindaia Praça Business; Praça Cel. Plácido de Castro; Praça Coronel Plácido de Castro; Praça da Revolução; Prefeitura Municipal; Presídio Ministro Vicente Rao; Secretaria de Educação e Cultura


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística