Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 37728
Código de Localidade: 1200401
Município: Rio Branco
Tipo de material: fotografia
Autor: Mello, Américo de
Título: Vista aérea da cidade : [Praça Plácido de Castro : Praça Rodrigues Alves : Escola Normal Lourenço Filho : Grupo Escolar Presidente Dutra] : Rio Branco, AC
Local: Rio Branco
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Plácido de Castro, também conhecida como Praça Rodrigues Alves, foi construída no governo de Hugo Carneiro(1926-1930). Todavia, somente foi urbanizada no governo de Guiomard Santos, que durou de 1946 a 1950, assumindo o seu traçado definitivo. Em 1964 a Praça sofreu novas reformas e recebeu uma estátua do Coronel Plácido de Castro, comandante da Revolução Acreana, passando a ser também denominada Praça Plácido de Castro. Passou por novas reformas na década de 1990, e posteriormente, em 2006, foi reurbanizada. Ao seu redor estão a sede da Prefeitura, o imponente prédio do quartel da Polícia Militar e diversos pontos comerciais, como bancos, restaurantes e comércio em geral.
Disponível em: http://migre.me/ubuNC. Acesso em: maio de 2016.
Disponível em: http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/rio-branco/atracoes/praca-da-revolucao-cel-placido-de-castro/. Acesso em: maio de 2016.
Fundada em 1934, em uma construção feita de madeira, a Escola Normal Lourenço Filho teve como primeiro nome Escola Normal de Rio Branco, e somente em 1 de julho de 1942 foi instituído Escola Normal Lourenço Filho. No ano de 1946 foi inaugurado o prédio onde atualmente funciona a Escola, sendo a princípio usado como sede da Secretaria de Educação e Cultura do Território do Acre, e só em 1958 passou a funcionar como Escola Normal Lourenço Filho, com objetivo de preparar o professorado primário do primeiro Território do Acre, bem como cursos de revisão e aperfeiçoamento para o Magistério Público. Em 1974, passou a chamar-se Complexo Escolar de Ensino Médio (Ceseme), que instituiu cursos profissionalizantes. Em 23 de maio de 1989, formalizou-se novamente uma nova reestruturação do Ceseme, transformando-o em Colégio Estadual Rio Branco (Cerb). Em 22 de abril de 2002, o Governador do Estado do Acre altera a denominação do Colégio Estadual Rio Branco para Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB). Atualmente funciona em três turnos com um total de 60 turmas, equipado com laboratórios de ciências, informática, arte, biblioteca com acervo atualizado, espaço para o grêmio estudantil, sala de música, auditório/teatro e rádio.
Disponível em: http://barao-e-mais.blogspot.com/p/hi.html. Acesso em: jun. 2016.
O Grupo Escolar Presidente Dutra, atual Biblioteca Pública Estadual, inaugurada oficialmente em 1979.
Disponível em: http://bpeac.blogspot.com/p/historico.html. Acesso em: maio de 2016.
Nota-se à esquerda o Quartel da Guarda Territorial; e ao fundo, no centro, Palácio Rio Branco, e à direita os fundos da Catedral Nossa Senhora de Nazaré.


Assuntos:
Acre; Bibliotecas (Edifícios); Bibliotecas públicas; Cidades e vilas; Cultura; Edifícios escolares; Edifícios públicos; Educação; Escolas; Habitações; Praças; Rio Branco (AC); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Biblioteca Pública Estadual; CEBRB; Cerb; Ceseme; Colégio Estadual Barão do Rio Branco; Colégio Estadual Rio Branco; Complexo Escolar de Ensino Médio; Escola Normal de Rio Branco; Praça Cel. Plácido de Castro; Praça Coronel Plácido de Castro; Praça da Revolução; Secretaria de Educação e Cultura


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística