Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 36421
Código de Localidade: 2307304
Município: Juazeiro do Norte
Tipo de material: fotografia
Título: Feira : Rádio Iracema : Juazeiro do Norte, CE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Rádio Iracema AM do Cariri 850 kHz, fundada em 15 de novembro de 1951, foi a primeira emissora de Rádio de Juazeiro do Norte.
Por conta de seu pioneirismo, é conhecida na cidade pelo slogan “A Primeiríssima”.
Sua razão social é Rede Abolição de Rádio Ltda.
Além da rádio de Juazeiro do Norte, existem no Ceará outras emissoras com o nome “Iracema”, que derivam da Rádio Iracema de Fortaleza inaugurada em 9 de outubro de 1948.
A partir de uma sociedade formada pelos irmãos José Barreto Parente e Flávio Barreto Parente, além de José Josino da Costa e mais 22 pessoas, as rádios surgiram com a proposta inicial de que todas tivessem suas programações unidas em rede.
A presença da Rádio Iracema gerou um impacto positivo na região, incentivando o crescimento e a instalação de outros veículos de comunicação.
Na festa de abertura da rádio estiveram presentes grandes nomes da música popular, como Nelson Gonçalves e Luiz Gonzaga.
Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2012/resumos/R32-0384-1.pdf


Assuntos:
Ceará; Feiras livres; Juazeiro do Norte (CE); Rádios (Edifícios)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística