Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 36418
Código de Localidade: 2307304
Município: Juazeiro do Norte
Tipo de material: fotografia
Título: [Colégio] Salesiano São João Bosco : Juazeiro do Norte, CE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) formam uma Congregação sem fins lucrativos e é reconhecida pelo governo italiano como pessoa jurídica com finalidades civis sob o nome de “Direção Geral Obras de Dom Bosco” situada, na atualidade, em Roma.
Os Salesianos chegaram ao Brasil, em Niterói, Rio de Janeiro, em 1883, vindos do Uruguai.
Ao chegar em Juazeiro do Norte, estavam preocupados em encontrar um lugar para a construção do Colégio Salesiano e inicialmente decidiram que seria na Praça São Francisco. A escolha não deu certo e em novembro de 1939 encontraram o lugar adequado, desta vez na praça Pio X. Desta forma, em comum acordo com a Prefeitura, foi escolhida a Praça Pio X para a construção do Colégio. O terreno foi adquirido por transferência mediante escritura pública.
O padre diretor foi ao Recife e a construção do muro foi iniciada. O padre retornou após quinze dias e iniciaram a construção dos alicerces do prédio. A construção foi interrompida no ano seguinte por falta de tijolos e pela chuva excessiva.
Algumas famílias da cidade, na maioria comerciantes, pleitearam uma escola de nível secundário para Juazeiro do Norte e no dia 28 de fevereiro de 1941, a parte já construída do futuro Colégio foi totalmente coberta e as salas começaram a ser limpas.
Enquanto ocorriam os trabalhos de construção do prédio, os alunos faziam suas matrículas. Seguiu a construção do “Colégio Padre Cícero” como era chamado inicialmente.
O colégio era popularmente conhecido como Colégio Salesiano Padre Cícero.
Em fevereiro de 1942, a diretoria fez uma reunião para decidir questões relacionadas ao início das aulas e o dia 2 de março ficou estabelecido para o início das aulas diurnas.
O Colégio foi oficialmente inaugurado em 26 de abril de 1942 e a solenidade de inauguração ocorreu em forma de evento histórico para a cidade, com uma solenidade de instalação oficial.
Disponível em: http://goo.gl/yT8bzB. Acesso em: jul. 2016.


Assuntos:
Ceará; Edifícios escolares; Escolas; Juazeiro do Norte (CE)

Título Secundárias: Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte; Colégio Salesiano Padre Cícero; Ginásio Salesiano São João Bosco


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística