Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 35473
Código de Localidade: 2304400
Município: Fortaleza
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja Sagrado Coração de Jesus : Fortaleza, CE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A antiga igreja foi construída de 1878 a 1886. A administração e direção espiritual do templo esteve entregue ao Monsenhor Xisto Albano até 1901. Em 1901, com a eleição do Monsenhor Xisto Albano para bispo do Maranhão, o Bispo Dom José Vieira convidou os capuchinhos para assumirem o cuidado espiritual desse Santuário. Assim, os Capuchinhos abriram uma residência em Fortaleza, como lugar mais acessível e ponto de apoio para as missões no Ceará.
A primitiva Igreja do Sagrado Coração de Jesus, era ampla, tinha o estilo neoclássico. No superiorato de Frei Paulino de Séllere, em 24 de setembro de 1950, foi inaugurado em sua parte traseira um nicho de São Francisco. Em 20 de setembro de 1952 foi inaugurada a ampliação da torre e um relógio nela colocado. A torre não suportou a reforma que recebeu e, em 15 de março de 1957, o velho templo ruiu. Outra igreja então começou a ser construída, que teve a pedra fundamental assentada em 15 de janeiro de 1958. Sua construção foi executada por Frei Francisco de Chiaravalle. As Sacras Imagens do Sagrado Coração de Jesus e São Francisco, confeccionadas na Itália e bentas pelo Papa Pio XII peregrinaram por mais de um ano pelo Brasil, desde São Paulo até o Ceará angariando recursos para a construção do novo templo. Assim, em 1961 o novo Santuário do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurado e bento solenemente por Dom Antônio de Almeida Lustosa. Em decreto de 19 de novembro de 1968 foi criada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, por Dom José Delgado. A Paróquia funcionou por mais de 21 anos de serviço pastoral. Em 31 de dezembro de 1990 o Arcebispo Cardeal Dom Aloisio Lorscheider assinou a extinção da Paróquia e elevação da Igreja oficialmente à honra de “Santuário”, ficando assim chamado: Santuário Sagrado Coração de Jesus. O Santuário está localizado na Avenida Barão de Aratanha.
Disponível em: http://santuariosagradocoracaodejesus.com/a-igreja-do-coracao-de-jesus-em-fortaleza/. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Ceará; Fortaleza (CE); Igrejas (Edifícios); Paróquias; Santuários

Título Secundárias: Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Santuário Sagrado Coração de Jesus


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística