Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 33435
Código de Localidade: 2933307
Município: Vitória da Conquista
Tipo de material: fotografia
Título: [Rua Maximiliano Fernandes] : Hotel Albatroz : Vitória da Conquista, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Rua Maximiliano Fernandes, assim como a Rua Zeferino Correia, foi resultado de uma divisão ocorrida na Rua Grande, durante a década de 40. Nessa época, também surgiram a Praça da República, atual Praça Tancredo Neves, e a Praça Barão do Rio Branco. A Rua recebeu este nome em homenagem ao Coronel José Maximiliano Fernandes de Oliveira, que possuía residência naquele quadrante. Por vários anos, a Rua sediou as primeiras escolas de Conquista, também sendo espaço para os desfiles de Sete de Setembro. Está localizada no Bairro Centro da cidade.
Disponível em: conquistacom.blogspot.com/2013/08/vitoria-da-conquista_3.html. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: ruymedeiros.blogspot.com/2012/05/uma-praca-23rddez2008.html. Acesso em: out. 2016.
O Hotel foi inaugurado em 1950, fruto da iniciativa do empreendedor Gildete Viana, a partir de uma ideia de seu irmão, Gilberto Viana, então gerente do Banco do Brasil de Itambé. O prédio foi construído por Nelson Gusmão Cunha, com o nome de “Edifício Maura”, para que servisse de modelo para a época e que marcasse presença destacada para os anos futuros. Nelson procurou Gilberto para que oferecesse o prédio a alguma pessoa que tivesse interesse em instalar ali um hotel de luxo. E Gilberto trouxe seu irmão (que estava em Salvador), a fim de tocar o empreendimento. Assim nasceu o Hotel Albatroz, o mais tradicional hotel de luxo da cidade nos anos 50, que ao longo de sua existência ajudou a construir a história da cidade, hospedando as mais ilustres personalidades do cenário nacional e internacional. Com uma arquitetura de linhas arrojadas para a época, o Hotel possuía inicialmente 48 apartamentos e chegou a hospedar o Presidente da República Getúlio Vargas, o cantor Roberto Carlos e um embaixador do Canadá, além de inúmeros cantores famosos e os jogadores dos times de futebol do Flamengo e Vasco da Gama, quando estiveram na cidade para a inauguração do Estádio Lomanto Júnior em 1966. Sua denominação “Albatroz” deve-se a um hóspede, que, ainda nos anos 50, trouxe para o Senhor Gildete um albatroz empalhado, decorando o saguão do hotel por um bom tempo. Como o hotel não tinha nome (no letreiro só constava o nome de “Hotel”), Gildete resolveu colocar o nome desta ave num dos maiores empreendimentos hoteleiros da cidade por quase 50 anos. Localizado na Rua Maximiliano Fernandes, no Bairro Centro da cidade, o prédio do hotel foi adquirido definitivamente de Nelson Gusmão por volta de 1968 e, nos anos 70, um albatroz de neon vermelho e azul foi instalado no alto do edifício. Gildete adquiriu ainda o prédio vizinho ao hotel (que fora a primeira sede do Clube Social Conquista) e abriu ali o estacionamento do hotel.
Disponível em: www.blogdoanderson.com/2010/11/10/hotel-albatroz-hospedeu-getulio-vargas-nos-anos-50. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Bahia; Hotéis; Ruas; Vitória da Conquista (BA)

Título Secundárias: Edifício Maura; Rua Grande


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística