Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 31404
Código de Localidade: 2918407
Município: Juazeiro
Tipo de material: fotografia
Autor: Lima, Geraldo D. R.
Título: [Vista panorâmica da cidade] : Rio São Francisco : Juazeiro, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1957
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio São Francisco é o maior rio brasileiro, sua extensão é de aproximadamente 2.800 km, passando por cinco estados. O Rio nasce na Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG) e escoa no sentido Sul-Norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para o Sudeste, chegando até sua foz no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.
Ao longo de seu percurso, o rio se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai das cabeceiras até Pirapora (MG); o Médio, de Pirapora até Remanso (BA); o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso (BA); e o Baixo, de Paulo Afonso até a Foz.
O Rio São Francisco recebe 168 afluentes, sendo que muitos são temporários, mas a maioria é perene. Os Rios Abaeté, Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande são os principais afluentes e localizam-se na margem esquerda. Na margem direita destacam-se os Rios Pará, Paraopeba, das Velhas e Verde Grande.
O Rio tem uma enorme importância para o desenvolvimento do Nordeste. Nas regiões do Alto, Médio e Submédio existe a presença de indústrias e agroindústrias. As cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) passam por um grande desenvolvimento devido a agricultura irrigada pelo rio e são regiões importantes na produção de frutas. Na região do Baixo São Francisco a economia ribeirinha baseia-se principalmente na agropecuária e pesca. O rio oferece também condições de navegação o ano inteiro.
Disponível em: http://www.infoescola.com/hidrografia/rio-sao-francisco/. Acesso em: jun. 2017.
Nota-se em segundo plano ao centro parte do edifício da Polícia Militar e à direita parte do edifício dos Correios e Telégrafos (atualmente é a Receita Federal), e em terceiro plano, na cidade de Petrolina, a Matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos e a Catedral da Diocese de Petrolina.


Assuntos:
Bahia; Cidades e vilas; Habitações; Juazeiro (BA); Rios; Vistas panorâmicas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística