Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 31398
Código de Localidade: 2918407
Município: Juazeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Imaculada Conceição : [Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas] : Juazeiro, BA
Local: Juazeiro [BA]
Editor: Arte Foto Paulista
Ano: 1967
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Imaculada Conceição recebeu o nome de Praça Desembargador Monteiro durante as décadas de 1920 e de 1930. O título de Praça Imaculada Conceição foi dado por ter exposta a imagem da Imaculada Conceição, produzida em aço e colocada em colunas de mármore pelo padre holandês Theofanio Stallaerte no ano de 1954, foi exposta na praça no dia 9 de dezembro do mesmo ano pelo candidato a Prefeito, Sr. José Padilha de Souza.
Diversas modificações aconteceram com o passar dos anos, como a junção da Praça Imaculada Conceição com a Praça da Bandeira, a retirada de um jardim e uma pequena ponte. Atualmente a imagem da Imaculada está em um espaço onde deveria funcionar uma fonte luminosa, mas que há algum tempo está desativada.
Disponível em: http://monumentoshistoricosdejuazeirobahia.blogspot.com.br/2016/12/praca-imaculada-conceicao.html. Acesso em: jun. 2017.
A Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas foi fundada em 26 de março de 1840, pertencendo diretamente à Arquidiocese de São Salvador até o ano de 1913, quando foi criada a Diocese da Barra. A primeira Igreja Matriz foi criada em 1833 na Vila de Nossa Senhora das Grotas do Joaseiro, que deu origem à atual cidade.
Depois, em 1854 foi construída pelo Padre Caetano a segunda Igreja Matriz, inaugurada em 1868, porém com a obra incompleta. Apenas em 1878 foram concluídos os altares da nova Igreja, que em 8 de setembro do mesmo ano foi reinaugurado. A primeira matriz desabou no ano de 1887. Por volta de 1954, foi reformada antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora das Grotas. Em 1962, a Segunda Igreja Matriz, passou por pequenas reformas na fachada para a implantação da Diocese, tornando-se Igreja Mãe da Diocese de Juazeiro.
No ano de 1990, a Paróquia Nossa Senhora das Grotas, comemorou com muita alegria seu Sesquicentenário (150 anos). No dia 21 de junho de 2014 a Catedral Nossa Senhora das Grotas da Diocese de Juazeiro, foi elevada a Santuário.
Disponível em: http://www.diocesedejuazeiro.com.br/2013/06/paroquia-nossa-senhora-das-grotas.html. Acessos em: jun. 2017.
Inscrição na foto: Praça Imaculada Conceição (antiga Praça da Bandeira), nota-se a Catedral de Juazeiro, com jardim construído pelo Prefeito Américo Tanuri.


Assuntos:
Bahia; Catedrais; Igrejas (Edifícios); Juazeiro (BA); Paróquias; Praças; Santuários

Título Secundárias: Catedral de Juazeiro; Catedral Nossa Senhora das Grotas; Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas; Igreja Matriz; Igreja Matriz de Nossa Senhora das Grotas; Paróquia Nossa Senhora das Grotas; Praça da Bandeira; Praça Desembargador Monteiro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística