Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 31391
Código de Localidade: 2918407
Município: Juazeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Unidade hospitalar : Juazeiro (BA)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1980
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp), posteriormente denominado FSESP, prestou relevantes serviços à saúde pública do país, quando criou diversos hospitais em cidades ribeirinhas da Amazônia, Vale do São Francisco e Rio Doce, participava ativamente nas campanhas de erradicação da varíola, nos serviços do SAAE, ao levar água tratada aos rincões do nosso imenso Brasil, e na formação de profissionais de saúde.
O Sesp surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, como consequência do convênio firmado entre os governos brasileiro e norte-americano em 1942. Atuou junto ao Departamento Nacional de Imigração, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, e também na Comissão Administrativa de Encaminhamento de Trabalhadores para a Amazônia, prestando assistência médica aos trabalhadores. A instituição passa a se ocupar, também, da formação de profissionais da saúde, implantando e desenvolvendo escolas de enfermagem no Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás e Amazonas.
Em 1960, através da lei nº 3.750, foi transformado em Fundação vinculada ao Ministério da Saúde, denominado como Fundação Serviço de Saúde Pública (FSESP), adquiriu caráter permanente. Apesar da crise financeira que passava, a instituição expandiu ainda mais sua área de ação, passando a atuar em todas as unidades da Federação, bem como em nível municipal, através de contratos de construção de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de esgotos.
Com a lei nº 5.318, de 26 de setembro de 1967, ocorreu a transferência das atividades de saneamento básico para o Ministério do Interior. Coube à Fundação Sesp, junto com o Departamento Nacional de Obras e Saneamento e o Departamento Nacional de Endemias Rurais (DENERu), a execução da política de saneamento elaborada pelo governo.
No ano de 1973, por força de mais um acordo entre os Ministérios do Interior e da Saúde, a Fundação Sesp ficou praticamente destituída de sua ação executiva, restringindo seu campo de intervenção às funções de assistência técnica, pesquisa e desenvolvimento. Segundo aquele acordo, a administração dos sistemas de abastecimento de água e esgoto para os municípios foi transferida para as empresas estaduais de saneamento. A partir de 1990, com a reforma administrativa empreendida pelo governo Collor, a Fundação Sesp foi extinta, passando a integrar junto com a Superintendência Nacional de Campanhas (Sucam) um novo órgão denominado Fundação Nacional de Saúde.
Disponível em: http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-historia-da-sesp. Acesso em: jun. 2017.
Fotografia sem coordenada devido a não localização de um item específico.


Assuntos:
Bahia; Centros de saúde; Edifícios hospitalares; Edifícios públicos; Hospitais; Juazeiro (BA)

Título Secundárias: Fundação Serviço de Saúde Pública; Fundação Sesp; Hospital da Sesp; Serviço Especial de Saúde Pública; Sesp; Unidade hospitalar da Sesp


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística