Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 31389
Código de Localidade: 2918407
Município: Juazeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Museu Regional do São Francisco : Juazeiro, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Museu Regional do São Francisco começou a ser construído em 1920 e foi finalizada no ano de 1925. A casa, com arquitetura neoclássica, é conhecida como palácio ou palacete entre os habitantes da cidade por ser distinta das demais construções da região. O proprietário era Miguel Lopes de Siqueira, fazendeiro vindo de Ouricuri (PE) e que depois tornou-se intendente da cidade em 1928.
Nos anos seguintes, a casa abrigou uma clínica de saúde e uma Repartição Federal. Em 1952, Getúlio Vargas se hospedou na casa, durante uma viagem de inspeção às obras da Ponte Presidente Dutra. O edifício foi quase demolido em 1977 para dar lugar a uma agência bancária, porém um movimento de moradores conseguiu a sua preservação e a criação do Museu em 1978. Situação similar aconteceu em 1999, quando a casa quase foi a leilão tendo a intervenção da comunidade mais uma vez. Fechado em 2001, o Museu foi reaberto apenas em 2008 com funcionários da prefeitura.
O acervo do Museu, com cerca de cinco mil peças, conta a história da região do São Francisco através de fotografias, quadros, mobílias, itens da navegação, ferramentas de trabalho variadas, documentos antigos, louças e uma grande e coleção de carrancas.
Disponível em: http://www.vivaosertao.com.br/index.php/experiencias/item/87-museu-regional-do-sao-francisco. Acesso em: jun. 2017.


Assuntos:
Bahia; Clínicas médicas; Edifícios hospitalares; Edifícios públicos; Juazeiro (BA); Museus (Edifícios)

Título Secundárias: Clínica de saúde; Repartição Federal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística