Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 29441
Código de Localidade: 2105302
Município: Imperatriz
Tipo de material: fotografia
Título: Prefeitura Municipal : Imperatriz, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
No início da década de 40, o Poder Executivo de Imperatriz ainda não possuía uma sede, o que fez com que o interventor Antônio Miranda tivesse a ideia de construir um prédio para a Prefeitura. A construção do prédio foi iniciada pelo prefeito Urbano Rocha em 1946 e concluída pelo seu sucessor, Simplício Moreira, em 1948.
Em 1985, o prédio sofreu a primeira reforma. O prefeito municipal José de Ribamar Fiquene deu ao prédio o nome de Paço da Cultura José Sarney. Hospedou, ainda, a Diretoria Regional de Educação do Estado e as atividades de um grupo de artistas.
Na década de 90, o Paço da Cultura servia a um grupo de artistas ligados à Secretaria de Cultura Municipal, operando no que havia sido o Salão Nobre. O resto do prédio estava praticamente abandonado.
Os membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), criada em 1991, passaram a desejar que a antiga sede da prefeitura Municipal se tornasse a sede da AIL. Vito Milesi, então presidente da Academia Imperatrizense de Letras, e o Vice, Sálvio Dino, tentaram junto ao secretário municipal Norberto Osmar Alves, o uso de duas salas com o compromisso restaurá-las. Em 1993, os acadêmicos começaram a se reunir nas salas com assoalho novo.
Em 1994, os membros da AIL, com o apoio o então governador e membro da AIL, José de Ribamar Fiquene, conseguiram o contrato de cessão em comodato de todo o prédio, contrato assinado no mês de junho daquele mesmo ano pelo prefeito municipal Salvador Rodrigues e pelo presidente Vito Milesi. Em seguida, por iniciativa do próprio Governo do Estado, o prédio recebeu uma segunda restauração e a AIL tomou posse definitiva.
Disponível em: http://www.jupiter.com.br/u/socultura/historia%20pa%E7o%20cultura.html. Acesso em: jul. 2016.


Assuntos:
Edifícios públicos; Imperatriz (MA); Maranhão; Prefeituras

Título Secundárias: Academia Imperatrizense de Letras; AIL


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística