Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 2522
Código de Localidade: 1501402
Município: Belém
Tipo de material: fotografia
Título: Sede da SNAPP : Belém (PA)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O SNAPP (Serviço de Navegação na Amazônia e Administração do Porto do Pará) foi criado em 27 de abril de 1940, para administrar as duas companhias encampadas, a Port of Pará e a Companhia de Comércio e Navegação do Amazonas.
O SNAPP enfrenta dois grandes problemas: os reflexos da Segunda Guerra Mundial, que causa queda das exportações, importações, o movimento total do porto e o que Antônio Rocha Penteado chama de falta de carga - ou seja, apenas uma vez, entre 1915 e 1965, o movimento do porto de Belém consegue passar de 1 milhão de toneladas. Por outro lado, consegue lidar com as particularidades da região, ao incentivar a navegação de pequena cabotagem, que no período entre 1961 e 1966 movimenta 45,42% da média de carga do mesmo período. O porto de Belém funciona precariamente àquela época, principalmente em função das condições de acesso de seus canais estarem reduzidas à metade, devido à falta de recursos para se proceder a dragagens regulares; por fim, seu parque industrial obsoleto compromete a infra-estrutura técnica de manutenção e de tráfego do porto. Devido a esses problemas, o SNAPP é extinto através do Decreto 61.600, de 6 de setembro de 1967.
Em seu lugar são fundadas a Companhia das Docas do Pará (CDP), com a função de "promover a administração dos portos organizados e terminais do Pará", e a Empresa de Navegação da Amazônia S/A (ENASA), encarregada de "explorar o transporte aquaviário da Bacia Amazônica". A área da administração direta do porto vai da foz do rio Oriboca, seguindo o litoral oriental da Baía de Guajará, até a ilha de Mosqueiro, perfazendo 34 quilômetros de extensão. Esta área é dividida em 3 partes: a primeira, batizada de Cais e Armazéns, "constitui o mais notável dos que foram herdados pela CDP de sua antecessora, em virtude de conter ela as obras realizadas pela Port of Pará e o equipamento do porto. É o setor ligado intimamente às exportações e importações, 'navegação de longo curso e de grande cabotagem". A segunda é batizada de Docas e Litoral e fica encarregada de fiscalizar os trapiches instalados na área de administração do porto e vigiar este extenso litoral. A terceira, batizada de Inflamáveis e Miramar, onde ficam estocados os combustíveis.
Disponível em: http://www2.cdp.com.br/forms/museu_porto.aspx. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/StfYXR. Acesso em: out. 2017.


Assuntos:
Belém (PA); Edifícios públicos; Pará

Título Secundárias: Porto de Belém; Sede da CDP; Sede da Companhia Docas do Pará; Sede da Port of Pará; Sede do Serviço de Navegação na Amazônia e Administração do Porto do Pará


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística