Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 21860
Código de Localidade: 530010
Autor: Fontenelle, M.
Título: Início da construção da cidade: Praça dos Três Poderes e Superquadras
Local: Brasília, DF
Ano: s.d.
Descrição física: 1 foto : p&b
Notas:
Sem negativo.
Texto no verso da foto: Realização: Em 18 de abril de 1956, o Presidente Juscelino Kubitschek encaminhou ao Congresso a Mensagem de Anápolis, propondo entre outras medidas, a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital e o nome de Brasília para a nova metrópole. Com a aprovação unânime da Câmara e Senado, o projeto governamental converteu-se na Lei nº 2874, de 19 de setembro de 1956.
A NOVACAP, sob a presidência do engenheiro Israel Pinheiro, passou a agir imediatamente com pleno apoio do Presidente da República, desenvolvendo o plano piloto de Lúcio Costa, escolhido em memorável concurso de que participavam vinte e seis concorrentes.
Brasília foiconstruída em ritmo e em condições tais que despertaram admiração em todo o mundo, possibilitando a transferência da Capital em 21 de abril de 1960, como estabelecera a Lei nº 3273, de 1º de outubro de 1957. ("Brasília", 3ª ed., IBE, out. 1967).


Assuntos:
Brasília (DF); Edifícios; Engenharia; Materiais de construção


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística