Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 62957
Nº de chamada: 64.03(81)-D541i
Complemento 1: TESE
Tipo de material: tese
Autor: Dias, David Montero
Título: O Impacto da renda domiciliar sobre a demanda de água, de energia elétrica e a geração de resíduos sólidos em centros urbanos : uma modelagem a partir de cenários socioeconômicos conjunturais
Local: Belo Horizonte
Editor: D. M. Dias
Ano: 2012
Descrição física: xxix, 220p. : il.
Notas:
Orientadores: Carlos Barreira Martinez, Marcelo Libânio. Tese (doutorado)- Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio ambiente e Recursos Hídricos. Escola de Engenharia.
Bibliografia: p. 176-193.
Resumo: O processo de concentração urbana brasileiro foi responsável por fazer com que quase 85% da população do País resida em cidades (IBGE, 2010). Esse fenômeno de crescimento urbano provocou, ao longo do século XX, uma pressão bastante significativa em diversos setores da indústria nacional, em especial nos serviços de abastecimento de água, distribuição de energia elétrica e coleta urbana de resíduos sólidos.
Aliado a isso, a partir da década de 2000, com a estabilidade econômica, o País passou a apresentar um crescimento do Produto Interno Bruto positivo que resultou em um aumento da renda em diversas parcelas da população. Essa nova distribuição socioeconômica gerou elevações da demanda por diversos produtos e setores que passaram a ser consumidos em diferentes escalas.
O crescimento da demanda pode ser suprido de diversas formas, passando pelo aumento de produção, importação de produtos, eficientização do abastecimento ou racionalização do consumo. Entretanto, insumos como água, energia elétrica e serviços de coleta e tratamento de resíduos são fornecidos e prestados por empresas concessionárias e estas, para cumprirem suas missões, necessitam de expressivos investimentos em infraestrutura de suas redes de distribuição. Para que tais investimentos sejam corretamente aplicados torna-se necessário projetar o crescimento futuro de tais demandas.
Sabe-se que as populações apresentam comportamentos de consumo que variam de acordo com suas rendas familiares e que tais comportamentos podem vir a ser representados por meio de modelos matemáticos que mostram os impactos nas demandas de cada tipo de insumo ou bem, em funções de variáveis explicativas. Assim, partindo desse conhecimento, formulou-se uma proposição que objetiva avaliar qual o impacto que o aumento da renda das populações exerce sobre as demandas domiciliares urbanas de água, energia elétrica e geração de resíduos sólidos.
Objetiva-se com isso obter uma ferramenta que permita estimar os investimentos em infraestrutura, a fim de acompanhar o desenvolvimento econômico, respeitando-se as metas de universalização da cobertura dos serviços, sem que haja restrições ou colapsos provocados por insuficiências nas topologias das redes de distribuição.
Desta forma, este trabalho apresenta uma metodologia para modelar os consumos domiciliares de água, de energia elétrica e a geração de resíduos sólidos em centros urbanos brasileiros, utilizando-se como base as realidades socioeconômicas encontradas em duas capitais brasileiras. Os modelos obtidos definem e comprovam correlações entre renda e consumos de água, energia elétrica e geração de resíduos, além de mostrarem que é possível projetar futuras demandas, dentro das proporções indicadas por suas funções, segundo um cenário de distribuição populacional em termos de seu tamanho, suas classes socioeconômicas ou de rendimentos.
As análises dos resultados obtidos pelos modelos evidenciaram que a principal variável explicativa é a renda, sendo que os demais fatores intervenientes representam baixo impacto e menor reflexo nas demandas domiciliares dos insumos em questão.
Acredita-se que os modelos aqui apresentados possam ser utilizados como subsídio para que as concessionárias e distribuidoras gerenciem e dimensionem eficientemente suas redes de serviços de abastecimento, distribuição, coleta e tratamento.
Nessa ótica, visando auferir a validação dos modelos, desenvolveram-se procedimentos comparativos entre os quantitativos calculados pela utilização dos modelos e os reais volumes encontrados em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, ambos Estados pertencentes à República Federativa do Brasil.
A presente tese tem como proposição geral a premissa de que é possível obter uma ferramenta de auxílio para análise, planejamento dos consumos e projeção das demandas domiciliares de água, energia elétrica e geração de resíduos sólidos em ambientes urbanos, a partir de variáveis conjunturais. Essa ferramenta pode ser utilizada como suporte na definição de estratégias de ampliação e dimensionamento das infraestruturas de distribuição e coleta urbana sob diversos cenários socioeconômicos projetados, garantindo-se assim o desenvolvimento econômico desejado e a melhoria das condições de vida da população de forma sustentável.


Assuntos:
Água; Brasil; Consumo; Consumo (Economia); Crescimento urbano; Energia elétrica; Lixo; Orçamento familiar; Renda; Teses

Autor Secundária: Libânio, Marcelo, 1960-; Martinez, Carlos Barreira
Entidade Secundária: IBGE; Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Engenharia

Download(s):

liv81725.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística