Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101289
Nº de chamada: 330.53(81)-S623s
Complemento 1: 2015
Complemento 2: n. 56
Tipo de material: livro
Título: Sistema de contas nacionais : Brasil : 2015
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2017
Descrição física: 12 p. , 19 [2] p. : il.
Notas:
Inclui bibliografia e glossário.
Indicação de conteúdo: O Sistema de Contas Nacionais - SCN apresenta informações sobre a geração, a distribuição e o uso da renda no País. Há também dados sobre a acumulação de ativos não financeiros, patrimônio financeiro e sobre as relações entre a economia nacional e o resto do mundo.
Com o lançamento do presente informativo, o IBGE apresenta comentários analíticos sobre os principais destaques do SCN 2015. Esses comentários são ilustrados graficamente e traçam comparações em relação a 2014 e, para alguns indicadores, também em relação a 2000, ano de início da série, fornecendo, assim, uma síntese do desempenho da economia brasileira no período.
O informativo também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, que reúne, ainda, notas com considerações metodológicas sobre o SCN – em que se destaca um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados –, além de Tabelas de Recursos e Usos, Contas Econômicas Integradas, e Tabelas Sinóticas para o período de 2000 a 2015. As Tabelas de Recursos e Usos mostram os fluxos de oferta e demanda dos bens e serviços e, também, a geração da renda e do emprego em cada atividade econômica. As Contas Econômicas Integradas, núcleo central do Sistema, oferecem uma visão do conjunto da economia, descrevendo, para cada setor institucional, seus fenômenos essenciais – produção, consumo, acumulação e patrimônio – e suas inter-relações. As Tabelas Sinóticas, por sua vez, reúnem as principais grandezas calculadas no Sistema de Contas Nacionais e permitem identificar, para cada ano do período considerado, os seguintes indicadores: o Produto Interno Bruto - PIB; a composição da oferta e da demanda agregada; a geração, a distribuição e o uso da renda nacional; a acumulação de capital; a capacidade ou necessidade de financiamento; as transações correntes com o resto do mundo; a renda per capita; a evolução da carga tributária; e a desagregação do setor público e privado, para alguns agregados, entre outras informações da economia brasileira.
As informações da série do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010, cabe ressaltar, estão em conformidade com o manual System of national accounts 2008, SNA 2008, o que reflete o compromisso do IBGE com a sistemática de revisões periódicas de suas práticas, conforme preconizam as recomendações internacionais, e são apresentadas segundo uma classificação de produtos e atividades integrada com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.

Informações complementares da pesquisa e tabelas de resultados acesse:https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/contas-nacionais/9052-sistema-de-contas-nacionais-brasil.html



Assuntos:
Brasil; Contas nacionais; Tabelas

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Contas Nacionais
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Contas nacionais, ISSN 1415-9813


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística