Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 100392
Nº de chamada: 311.21:796(81)-P912p
Complemento 1: 2015
ISBN: 9788524044144
Tipo de material: livro
Título: Práticas de esporte e atividade física : 2015
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento
Ano: 2017
Descrição física: 80p.
Notas:
Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra Domicílios.
Inclui bibliografia e glossário.
Resumo da 4ª capa: Com a presente publicação, o IBGE traz a público comentários analíticos sobre o último tema suplementar investigado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2015, que, realizada em parceria com o Ministério do Esporte, objetivou mensurar as pessoas que praticaram algum esporte ou atividade física no período de referência considerado, bem como a sua percepção quanto a isso, tendo como parâmetro aquelas de 15 anos ou mais de idade.
A pesquisa permitiu identificar o tipo de esporte ou atividade física realizado; sua motivação; o local, a frequência e a duração de tais práticas; e a participação em competições, entre outros aspectos relacionados. Para as pessoas que informaram não realizar qualquer esporte, perguntou-se o motivo de não o fazerem, bem como se o haviam praticado anteriormente, caso em que buscou-se conhecer a modalidade do esporte então praticado; a idade em que deixaram de praticá-lo; e a causa de sua interrupção. Complementarmente, investigou-se, também, a opinião das pessoas em relação ao investimento público em esporte; como este deveria ser; e, caso discordassem de tal iniciativa, lhes foi solicitado indicar em que área (saúde, educação, segurança, por exemplo) esse investimento deveria ser aplicado. A análise dos resultados ora divulgados, ilustrada com tabelas e gráficos, busca ressaltar os aspectos mais relevantes dos indicadores, tanto em termos nacionais quanto regionais, abarcando informações por sexo, idade, escolaridade e rendimento.
A publicação inclui notas técnicas sobre a pesquisa e glossário com os termos e conceitos julgados essenciais para a compreensão dos resultados. Os anexos, ao final do volume, apresentam os códigos dos esportes e das atividades físicas utilizados na investigação, bem como considerações metodológicas sobre as estimativas da população para cálculo dos pesos para a expansão da amostra da PNAD 2015.
A presente investigação se soma a outros temas suplementares dessa mesma edição da pesquisa, que versam sobre Aspectos dos Cuidados das Crianças de Menos de 4 Anos de Idade e Aspectos das Relações de Trabalho e Sindicalização, objetos de publicações específicas.
Essas informações também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza ainda o plano tabular da pesquisa, contemplando Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, bem como os seus microdados. O conjunto desses resultados oferece valiosos subsídios não só para o planejamento, a coordenação, a supervisão e a avaliação dos planos e programas de incentivo às práticas de esporte e atividade física, como também para as ações de democratização dessas práticas com vistas à inclusão social.
Exemplar danificado por água.


Assuntos:
Esportes; Esportes e Estado; Estatística; Exercícios físicos; Levantamentos domiciliares; Pesquisa; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento

Download(s):

liv100364.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística