Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101543
Nº de chamada: 31:004.738.52(81)-A174a
Complemento 1: 2016
ISBN: 9788524044458
Tipo de material: livro
Título: Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal : 2016
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2018
Descrição física: 16p.
Notas:
Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
Indicação de conteúdo: A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga trimestralmente um conjunto de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho e, de forma anual, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira.
Nesta oportunidade, o IBGE traz a público seu primeiro informativo de indicadores da PNAD Contínua sobre Tecnologia da Comunicação e da Informação - TIC, tendo como foco aspectos de acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, com detalhamento geográfico para Brasil e Grandes Regiões. A investigação, realizada no quarto trimestre de 2016, ocorreu de duas maneiras: as informações relacionadas aos domicílios particulares permanentes foram obtidas por meio de um bloco de perguntas próprias do tema TIC, quando da captação dos dados sobre habitação; e as informações relacionadas às pessoas de 10 anos ou mais de idade, por meio de questionário específico do tema TIC.
O informativo oferece comentários analíticos sobre variados indicadores. No que diz respeito aos domicílios, pesquisou-se a existência de televisão; o seu tipo (tela fina ou de tubo); a existência de aparelho com conversor para receber o sinal digital de televisão aberta e daqueles que já a estavam recebendo; a utilização do serviço de televisão por assinatura; a existência de microcomputador, tablet e telefone (fixo convencional ou móvel celular); aspectos de uso da Internet, com destaque para os equipamentos utilizados para o respectivo acesso e os tipos de conexão (discada, banda larga fixa e móvel) utilizadas no domicílio; e, ainda, o motivo principal da não utilização da Internet no domicílio. No que concerne às pessoas de 10 anos ou mais de idade, pesquisou-se a utilização da Internet, por qualquer meio e em qualquer local, pelo menos em algum momento do período de referência dos últimos três meses que antecederam a data da entrevista no domicílio. Nesse sentido, investigou-se o equipamento utilizado para acessar a Internet; o tipo de conexão usada; a finalidade de tal acesso; o motivo principal de sua não utilização; e a posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Os comentários são ilustrados graficamente e buscam ressaltar as principais diferenças regionais e sociodemográficas observadas nesses indicadores no período considerado.
Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados no portal do IBGE na Internet, que reúne, ainda, um vasto leque de informações sobre a pesquisa, tais como: tabelas de resultados; séries históricas; microdados; fascículos do periódico Indicadores IBGE, com comentários analíticos sobre os seus resultados mensais e trimestrais; notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa; calendários de divulgação; conceitos e métodos; entre outros aspectos.


Assuntos:
Brasil; Domicílios; Estatística; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios; PNAD Contínua; Telefone celular; Televisão digital; Usuários da Internet

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento
Título Secundário: Pesquisa nacional por amostra de domicílios : acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal.; PNAD : acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101543.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística