ID: 46963
Código de Localidade: 4119905
Município: Ponta Grossa
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Marechal Floriano Peixoto : Obelisco : Catedral de Sant'Ana : Ponta Grossa, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Marechal Floriano Peixoto localiza-se no centro de Ponta Grossa. Esta Praça por toda sua história e pelo conjunto de obras que apresenta, pode ser considerada como um monumento. Nela encontra-se o Obelisco aos Fundadores da Cidade, o Monumento ao Sesquicentenário, o Monumento à Bíblia e a Catedral de Sant’Ana.
Disponível em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/praca-marechal-floriano-peixoto. Acesso em: maio 2016.
O Obelisco foi erigido em homenagem aos fundadores da cidade, com as seguintes inscrições em uma placa de bronze: 15/09/1823 - Criação da Freguesia,
07/04/1855 - Elevação a Vila e 18/04/1876 - Elevação a Comarca. Este marco ficava antigamente no centro da Praça, mas por ocasião do Sesquicentenário da cidade de Ponta Grossa, foi transportado para a lateral da Praça, dando lugar a um novo monumento, construído em comemoração aos 150 anos da elevação de Ponta Grossa a Freguesia. A construção, muito interessante, em forma de mural é o número 150. O número 1, é representado pelo obelisco central, sobre o qual encontra-se o mastro da bandeira principal; O número 5, feito em cimento armado, disposto como se estivesse desenhado no chão em alto-relevo e, em cuja curvatura encontra-se o mural com desenhos em baixo-relevo contando a história do desenvolvimento de Ponta Grossa, desde os habitantes indígenas até o progresso atual. Ainda neste mesmo mural, na parte superior do número 5 há uma placa de bronze onde consta o ano da elevação de Ponta Grossa a Freguesia em 1823-1973 (150 anos). Por trás desta placa está depositada uma urna de aço inox, que contém jornais, moedas, documentos, lista com o nome das autoridades civis, militares e eclesiásticas do dia 15 de setembro de 1973. Esta urna deverá ser aberta em 15 de setembro de 2023, ocasião em que a cidade completará dois séculos. O número 0 está representado por um jardim de formato redondo. Todo o monumento está num elevado no centro da Praça.
Disponível em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/praca-marechal-floriano-peixoto. Acesso em: maio 2016.
A Catedral de Sant'Ana localiza-se na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Centro. Em 1823, depois de Ponta Grossa se tornar Freguesia, foi necessário construir uma Capela, pois o altar que existia na Casa de Telhas não era mais adequado, para atender a Freguesia. Foi escolhido então, o local mais alto da cidade, para a construção de uma Capela simples, para abrigar a imagem de Sant’Ana. Por volta de 1863 a Igreja, que não possuía torres nem corredores laterais, foi ampliada. Em 1906 houve necessidade de construção de uma nova Igreja, esta foi desenhada pelo arquiteto italiano Nicolau Ferigoti, chamando atenção pelo seu estilo diferente e também por ser vista de vários locais, já que estava no alto da colina. Em 1978 foi iniciada a demolição da Catedral, e uma nova foi construída no mesmo local, possuindo um estilo mais moderno.
Disponível em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/catedral. Acesso em: maio 2016.


Assuntos: Catedrais; Igrejas (Edifícios); Monumentos; Obeliscos; Paraná (PR); Paróquias; Ponta Grossa (PR); Praças
Título Secundárias: Catedral do Bispado; Igreja Catedral; Igreja Matriz Sant'Ana; Paróquia Sant'Ana