Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101705
Nº de chamada: 31:004.738.52(81)-A174a
Complemento 1: 2018
ISBN: 9788524045271
Tipo de material: folheto
Título: Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2020
Descrição física: 12 p.
Notas:
Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que para o tema contemplado no presente informativo – Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC – foram acumulados os dados correspondentes ao quarto trimestre de 2018.
A exemplo das edições anteriores, os dados assim obtidos têm como foco aspectos de acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, com detalhamento geográfico para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. As informações relacionadas aos domicílios particulares permanentes foram obtidas por meio de um bloco de perguntas próprias do tema TIC, quando da captação dos dados sobre habitação; e as informações relacionadas às pessoas de 10 anos ou mais de idade, por meio de questionário específico.
O presente informativo traz comentários analíticos sobre variados indicadores. No que diz respeito aos domicílios, contempla questões sobre a existência de televisão; o seu tipo (tela fina ou de tubo); a existência de aparelho com conversor para receber o sinal digital de televisão aberta e daqueles que já a estavam recebendo; a existência de antena parabólica  e a utilização do serviço de televisão por assinatura; a existência de microcomputador, tablet e telefone (fixo convencional ou móvel celular); o uso da Internet, com destaque para os equipamentos utilizados para o respectivo acesso e os tipos de conexão (discada, banda larga fixa e móvel) utilizadas no domicílio; e, ainda, o motivo principal da não utilização da Internet no domicílio. No que concerne às pessoas de 10 anos ou mais de idade, o informativo abarca aspectos da utilização da Internet, por qualquer meio e em qualquer local, pelo menos em algum momento do período de referência dos últimos três meses que antecederam a data da entrevista no domicílio, tais como: o equipamento utilizado para acessar a Internet; o tipo de conexão usada; a finalidade de tal acesso; o motivo principal de sua não utilização; e a posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Os comentários são ilustrados graficamente e buscam ressaltar as principais diferenças regionais e sociodemográficas observadas nesses indicadores no período considerado.
Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.
Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2017, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.
As tabelas de resultados e demais informações sobre a PNAD Contínua encontram-se disponíveis no portal do IBGE na Internet, no endereço:
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=23205&t=sobre


Assuntos:
Brasil; Domicílios; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios; PNAD Contínua; Telefone celular; Televisão digital; Usuários da Internet

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento
Título Secundário: Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua : acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018; PNAD contínua : acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística