Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 43302
Código de Localidade: 3554102
Município: Taubaté
Tipo de material: fotografia
Título: Monumento Cristo Redentor : Taubaté, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Em 1956, no Bairro Alto de São Pedro foi inaugurada a estátua do Cristo Redentor, com 23m de altura, que foi construído por iniciativa do professor Teodoro Correia Cintra, que angariou recursos na Diocese de Taubaté e por meio do programa Minuto Azul da Ave Maria, na Rádio Difusora. Antes da construção do monumento, o professor Teodoro, sugeriu a criação de um monumento com homenagem ao escoteiro, enquanto o Bispo Diocesano Don Francisco da Borja, presidente da Comissão Organizadora do levantamento da estátua, decidiu que o homenageado deveria ser São Francisco, padroeiro da Diocese. Para erguer o monumento, foi chamado o escultor Octaviano Papaiz, que apresentou a possibilidade da construção do Cristo, semelhante ao do Corcovado, no Rio de Janeiro, pois já tinha a matriz para a confecção. Estimulados e convencidos do custo reduzido, o professor Teodoro, a comissão formada para a construção do monumento e o Bispo iniciaram a campanha para levantamento de fundos.
A estátua do Cristo Redentor passou a ser um dos principais pontos turísticos de Taubaté, em sua base está instalada uma capela dedicada Nossa Senhora da Paz.
Disponível em: http://guiataubate.com.br/pontos-turistico-em-taubate/alto-do-cristo-redentor. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://historiadaartemarciocarneiro.blogspot.com.br/2011/11/alto-do-cristo-redentor-taubate-sp.html. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://www.almanaqueurupes.com.br/portal/textos/series/monumento-ao-cristo/. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Cristo Redentor (Taubaté, SP); Monumentos; São Paulo (Estado); Taubaté (SP)


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística