Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 3101
ISSN: 01036157
Título: Censo agropecuário 2017 : características gerais das produções agropecuária e extrativista, segundo a cor ou raça do produtor e recortes territoriais específicos
Título Abreviado: AGRO
Local: Rio de Janeiro
Editor Produtor: IBGE
Ano: 2022
Peridiocidade: Decenal
Situação: Corrente
Notas:
Disponível somente em meio digital.

Continuação de: Censo agrícola. Publicado nos anos de milésimo 0 como parte do Recenseamento Geral do Brasil e nos anos de milésimo 5 como parte dos Censos econômicos.

Pesquisa não realizada em 1990.

Decenal de 1940-1970.

Os dados econômicos de 1940-1950 foram publicados com o Censo Demográfico.

A partir de 2006, o Censo passa a ser divulgado por temas, com resultados para Brasil, grandes regiões e unidades da federação.

Indicação de conteúdo: O Censo Agropecuário investiga informações sobre os estabelecimentos agropecuários e as atividades agropecuárias, florestais ou aquícolas neles desenvolvidas, abrangendo, além das características do produtor e das características dessas unidades produtivas, aspectos relacionados à economia e ao emprego no meio rural, bem como à pecuária, à lavoura e à agroindústria. Com o lançamento desta publicação, o IBGE traz a público mais um conjunto de estatísticas do Censo Agropecuário 2017, ensejadas por duas perspectivas inéditas de análise: cor ou raça do produtor e de seu cônjuge, cuja investigação foi introduzida, pela primeira vez, nesta edição da pesquisa; e recortes territoriais específicos, cujas desagregações foram construídas a partir de operações de geoprocessamento das coordenadas geográficas obtidas durante a operação de coleta. No que diz respeito à cor ou raça, as análises enfocam, pela primeira vez, as características gerais das produções agropecuária e extrativista dos estabelecimentos com produtor ou cônjuge indígena, assim como daqueles com produtor ou cônjuge preto ou pardo, em todo o Território Nacional. São exploradas, também, informações sobre as categorias de cor ou raça do produtor – branca, preta, amarela, parda e indígena – separadamente, oferecendo-se um panorama dos estabelecimentos sob essa perspectiva de exame. Quanto aos recortes territoriais específicos, as análises congregam as características gerais das produções agropecuária e extrativista dos estabelecimentos localizados em Terras Indígenas Oficialmente Delimitadas até 30 de setembro de 2017, data de referência da pesquisa, bem como daqueles situados em Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável ou Florestas de Uso Sustentável. Espera-se que o conjunto das informações apresentadas nesta publicação, também acessível no portal do IBGE na Internet, contribua para ampliar o conhecimento sobre a produção agropecuária e extrativista dos povos indígenas, dentro e fora de Terras Indígenas Oficialmente Delimitadas, e dos produtores agropecuários florestais e aquícolas de gêneros agroextrativistas vinculados à identidade de Povos e Comunidades Tradicionais, dentro e fora de Unidades de Conservação.

Entidade: IBGE
Assuntos:
Censo; Censo agropecuário; Censo agropecuário, 2017; Censo, 2017

Download(s):

PeríodoDownloads
2017

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística