Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49902
Código de Localidade: 4302105
Município: Bento Gonçalves
Tipo de material: fotografia
Título: [Avenida Osvaldo Aranha : Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves : Estádio Doutor Getúlio Dornelles Vargas : Paróquia de Santo Antônio : Colégio Nossa Senhora Aparecida] : vista aérea da cidade : Bento Gonçalves (RS)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, foi criada pela Lei nº 3.646 de 22 de outubro de 1959, vinculada ao Ministério da Agricultura, e passou a funcionar de forma efetiva a partir de 27 de março de 1960.
Em 13 de Fevereiro de 1964 foi publicado o Decreto nº 53.558, o qual alterou a denominação de todas as escolas agrícolas para colégios. Consequentemente passou a denominar-se Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves. Posteriormente, a sigla CVE tornou-se marca dos produtos que são produzidos e comercializados pela Instituição até hoje.
Por meio do Decreto nº 60.731, de 19 de maio de 1967, foram transferidos para a Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário (Coagri), órgão vinculado à Secretaria de Ensino de 1º e 2º Graus do Ministério da Educação e Cultura, todas as instituições relacionadas ao ensino que integravam o Ministério da Agricultura e em 4 de setembro de 1979, por meio do Decreto nº 83.935, todos os estabelecimentos de ensino subordinados à Coagri passaram a receber a denominação uniforme de Escola Agrotécnica Federal, seguida do nome da cidade em que se localizava.
A Lei nº 7.390, de 25 de março de 1985, alterou a denominação da Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves para Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek.
Em 26 de dezembro de 1994, através de Decreto, foi autorizado o funcionamento do primeiro curso superior ofertado pela Instituição, o Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, o qual teve o primeiro ingresso de alunos em 1995.
Por meio do Decreto de 16 de agosto de 2002 foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG), "mediante transformação e mudança de denominação da autarquia Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek".
Em 29 de dezembro de 2008 o Presidente da República sancionou a Lei n° 11.892, a qual reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação de 38 Institutos Federais, três deles no Rio Grande do Sul. Nesse ato foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), "mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves, da Escola Técnica Federal de Canoas e da Escola Agrotécnica Federal de Sertão". Na mesma ocasião, o Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, então vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e a Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) passaram a integrar o IFRS.
Disponível em: http://www.bento.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=26. Acesso em: mai. 2017.
O Estádio Doutor Getúlio Dornelles Vargas, mais conhecido como Montanha, antiga casa do Clube Esportivo Bento Gonçalves. Foi inaugurado em 26 de agosto de 1945.
Hoje o Estádio da Montanha pertence à Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, mas o Farrapos, clube de rugby da cidade, mantém seus jogos no Estádio. A partir de 2010, o estádio foi convertido definitivamente para receber jogos tanto de rugby como de futebol, tornando-se o primeiro estádio de rugby do Brasil.
Desde 2016, recebe também os jogos oficiais do time de futebol americano da cidade, o Bento Gonçalves Snakes.
Disponível em: http://migre.me/wLtWU. Acesso em: mai. 2017.
A Paróquia de Santo Antônio começou a ser construída 1890, sendo concluída em 1894. A atual igreja é a terceira. Passou por diversas reformas até chegar ao seu estágio atual. Uma delas em 1923.
Em 1933 foi construída a torre do Santuário, medindo 40 metros de altura. No interior do campanário há pinturas murais que retratam a vida do santo.
O estilo arquitetônico é romano, o altar de mármore Carrara, as estátuas de Cristo e de Santo Antônio são de madeira maciça esculpida e os sinos foram trazidos de Bassano-Itália. Em seu interior, nas paredes, há pinturas retratando os milagres de Santo Antônio, que adornam também o teto do Santuário.
Em 2003 o santuário de Santo Antônio foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal. Durante o restauro da Igreja, iniciado em 2007, várias pinturas foram recuperadas.
A tradicional Festa de Santo Antônio, Padroeiro da cidade, é realizada todos os anos no dia 13 de junho, desde 1878.
A igreja está localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro.
Disponível em: http://migre.me/wKoZr . Acesso em: mar. 2017.
Disponível em: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/turismo/igrejas. Acesso em: abr. 2017.
O Colégio Nossa Senhora Aparecida iniciou suas atividades em 24 de janeiro de 1940, com a chegada do Irmão João da Cruz. Ele tinha a missão de inaugurar e se tornar o primeiro diretor do Colégio Nossa Senhora Aparecida.
Naquela época, para continuar os estudos após a 5ª série, os meninos precisavam seguir para internatos fora do município. Com a finalidade de suprir a necessidade de educação desses jovens, em março daquele ano foi implantado, oficialmente, o Ginásio Municipal Nossa Senhora Aparecida de Bento Gonçalves.
Dez anos depois, começaram as obras de melhoria e expansão da escola. Além de modelo na educação, o colégio tornou-se fundamental para o desenvolvimento da cidade.
O educandário foi denominado Colégio Nossa Senhora Aparecida em 1968, e passou a atender às condições ideais para a formação integral dos cidadãos. No ano de 1974, houve a conclusão do Ginásio de Esportes, pioneiro na cidade. Em 2004, a escola passou a ser chamada de Colégio Marista Aparecida. O ano de 2010 marcou as sete décadas de atuação marista na cidade.
Disponível em: http://colegiomarista.org.br/aparecida/sobre/historico-do-colegio-marista-aparecida. Acesso em: abr. 2017.


Assuntos:
Bento Gonçalves (RS); Cidades e vilas; Edifícios escolares; Escolas; Estádios; Habitações; Igrejas (Edifícios); Paróquias; Rio Grande do Sul; Ruas; Santuários; Universidades e faculdades; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Cefet-BG; Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves; Clube Esportivo Bento Gonçalves; Clubes esportivos; Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves; CVE; Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves; Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek; Estádio da Montanha; IFRS; Igreja de Santo Antonio; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Montanha; Santuário de Santo Antônio


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística