Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49809
Código de Localidade: 3105608
Município: Barbacena
Tipo de material: fotografia
Título: [Rua Baronesa Maria Rosa] : Colégio Estadual Professor Soares Ferreira : Barbacena, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Rua Baronesa Maria Rosa está localizada no Bairro Boa Morte.
Disponível em: http://www.consultarcep.com.br/mg/barbacena/boa-morte/rua-baronesa-maria-rosa/36201002. Acesso em: maio 2017.
A atual Escola Estadual Professor Soares Ferreira foi criada em 1º de dezembro de 1890, pelo Decreto Estadual nº 260, assinado pelo então governador Doutor Crispim Jacques Bias Fortes. A escola era denominada originalmente Gymnásio Mineiro, tendo por modelo o Ginásio Nacional no Rio de Janeiro, hoje Colégio Dom Pedro II. O objetivo do colégio era preparar os jovens para academias e cursos superiores da República. A escolha de Barbacena para a sede do internato ocorreu devido, à oferta do prédio, mobília e terrenos anexados pela Sociedade Mineira, com a condição de se fundar e manter uma casa de ensino.
O colégio funcionou na atual Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar (EPCAR). Em novembro de 1903, criou-se um Curso Primário anexo ao internato e a partir de setembro de 1910, manteve-se um externato, mas só para filhos de famílias residentes em Barbacena. Em janeiro de 1938, o Decreto-Lei nº 64 suprime o internato, continuando o externato até 17de março de 1943, quando o Decreto-Lei nº11941, do presidente da República Getúlio Vargas, autoriza o funcionamento da escola como Colégio Estadual de Barbacena. Em 14 de fevereiro de 1949, suas dependências foram cedidas ao Governo Federal para a instalação da Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar. O Colégio passa para o endereço nº 64, na Praça Conde de Prados, prédio hoje demolido.
No ano de 1959 foi construído e inaugurado o edifício da Rua Baronesa Maria Rosa, nº 130, durante a administração do governador José Francisco Bias Fortes. A escola funciona no local até os dias atuais. Em novembro de 1959, pela Lei Estadual nº 1995, recebe a denominação de Colégio Estadual Professor Soares Ferreira, primeiro grande escritor do município de Barbacena. Pela Resolução 810/74, publicada no Minas Gerais de 6 de julho de 1974, o Colégio passou a denominar-se Escola Estadual Professor Soares Ferreira, de 1º e 2º graus.
Disponível em: http://estadualbarbacena.blogspot.com.br/2010/05/origens-da-escola-estadual-professor.html. Acesso em: maio 2017.


Assuntos:
Barbacena (MG); Edifícios escolares; Escolas; Minas Gerais; Ruas

Título Secundárias: Colégio Estadual de Barbacena; Escola Estadual Professor Soares Ferreira; Gymnásio Mineiro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página