Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49578
Código de Localidade: 3300407
Município: Barra Mansa
Tipo de material: fotografia
Título: [Parque Centenário : Palácio Barão de Guapy] : Barra Mansa, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Parque Centenário, também conhecido como Praça da Bandeira, é um parque urbano projetado pelo engenheiro e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, a pedido de Joaquim José Ferraz de Oliveira, o Barão de Guapy, primeiro presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa. Criado na década de 1870, o Parque já foi reorganizado pelo paisagista Burle Marx, em 1991. O parque já foi chamado de “Jardim de Baixo”, já que havia o “Jardim de Cima” no Largo da Matriz, mas o nome “Parque Centenário” foi dado em 1922, como uma homenagem ao centenário da Independência do Brasil. Algum tempo depois, levou o nome de Praça Feliciano Sodré, em homenagem ao então governador do Estado. Em 1932, no ano do centenário de Barra Mansa, o prefeito Izimbardo Peixoto, por meio de uma lei municipal, devolveu a denominação de ‘Parque Centenário’.
Conhecido como Jardim das Preguiças, ganhou o pseudônimo por hospedar o bicho preguiça, que passeia nas árvores, antigas e altas.
Disponível em: http://www.turismovaledocafe.com/2012/09/parque-centenario-barra-mansa-rj.html. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://diariodovale.com.br/cidade/parque-centenario-em-barra-mansa-atrai-visitantes/. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/parque-centenario. Acesso em: abr. 2017.
O Palácio Barão de Guapy, antiga sede da Câmara Municipal, teve sua construção iniciada no ano de 1857 e finalizada na primeira metade da década de 1860.
No ano de 1914 a Câmara cedeu a parte térrea do Palácio para que nele se instalasse também a Prefeitura, que ocupou o prédio por 70 anos.
Tombado em 1979 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e em 2015 pela Câmara Municipal de Vereadores, o Palácio Barão de Guapy abriga atualmente a Biblioteca Municipal e o Museu Histórico de Barra Mansa.
O Palácio Barão de Guapy está localizado na Rua Custódio Ferreira Leite, 01, Centro.
Disponível em: http://migre.me/wpA8o. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://www.turismovaledocafe.com/2010/10/palacio-barao-de-guapy-barra-mansa-rj.html. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wpAbA. Acesso em: abr. 2017.


Assuntos:
Barra Mansa (RJ); Bibliotecas (Edifícios); Câmaras municipais; Edifícios públicos; Jardins; Museus (Edifícios); Parques; Parques urbanos; Praças; Prefeituras; Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Biblioteca Municipal; Câmara Municipal; Jardim das Preguiças; Jardim de Baixo; Museu Histórico de Barra Mansa; Praça da Bandeira; Praça Feliciano Sodré; Prefeitura Municipal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página