Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49321
Código de Localidade: 4316808
Município: Santa Cruz do Sul
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Getúlio Vargas : [Colégio Marista São Luís : Banco do Estado do Rio Grande do Sul S. A.] : Santa Cruz do Sul, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Getúlio Vargas está localizada em frente à Catedral São João Batista, no centro da cidade. Constitui um local de passeios, com diversos bancos distribuídos pelo local, junto a monumentos, como o monumento em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, ao centenário do Colégio São Luís, às mães e aos 100 anos de comemoração do Dia do Trabalho.
Disponível em: http://www.santacruz.rs.gov.br/municipio/praca-getulio-vargas. Acesso em: mar. 2017.
Disponível em: https://www.hagah.com.br/praca-getulio-vargas-marechal-deodoro. Acesso em: mar. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wdaC8. Acesso em: jan. 2017.
O Colégio Marista São Luís foi fundado em 1903, integrando a Rede Marista, presente em 83 países, com 200 anos de atuação mundial. Está localizado na região central de Santa Cruz do Sul, na Rua Marechal Floriano, 719.
Disponível em: http://colegiomarista.org.br/saoluis/sobre. Acesso em: mar. 2017.
Disponível em: http://migre.me/weoHF. Acesso em: mar. 2017.
O antigo prédio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) teve sua construção iniciada em novembro de 1920, para ser, inicialmente, a sede do Banco Pelotense, que entrou em funcionamento em 1922. Em janeiro de 1931, o Banco Pelotense entrou em liquidação, sendo os compromissos do referido estabelecimento bancário assumidos pelo governo estadual com a ajuda do governo federal. Em 1932, o governo do Estado do Rio Grande do Sul decidiu instalar no prédio a filial do banco do Estado do Rio Grande do Sul, que permaneceu no local ate 1983. O prédio foi ocupado pela Secretaria da Fazenda e Tesouro do Estado e em abril de 1994 foi cedido em comodato pelo Governo do Estado à Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, abrigando atualmente a Casa das Artes Regina Simonis.
Caracterizado como uma das construções históricas mais importantes da Cidade, o prédio de arquitetura eclética é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).
O antigo prédio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul está localizado no encontro entre as Ruas Marechal Floriano Peixoto e Julio de Castilhos, no Centro.
Disponível em: http://www.riovalejornal.com.br/materias/1265-rumo_a_uma_nova_casa_das_artes. Acesso em: mar. 2017.
Disponível em: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/rio-grande-do-sul/santa-cruz-do-sul/. Acesso em: mar. 2017.
Disponível em: http://migre.me/weoJ0. Acesso em: mar. 2017.
Nota-se ao fundo a Igreja Evangélica de Confissão Luterana.


Assuntos:
Bancos; Centros culturais; Edifícios escolares; Edifícios públicos; Escolas; Impostos; Praças; Rio Grande do Sul; Santa Cruz do Sul (RS)

Título Secundárias: Banco Pelotense; Banrisul; Casa das Artes Regina Simonis; Ginásio São Luís; Liceu São Luís; Secretaria de Fazenda e Tesouro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página