Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49066
Código de Localidade: 2207702
Município: Parnaíba
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja de São Sebastião : Convento São Sebastião : [vista aérea da cidade] : Parnaíba, PI
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1968
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja de São Sebastião, localizada entre as Avenidas São Sebastião e Chagas Rodrigues, foi inaugurada em 1940 padre Roberto Lopes Pinheiro, com a ajuda do povo e posteriormente pelos padres capuchinhos.
Hoje, abriga dez comunidades e, em seus anexos funcionam e ocorrem catequeses, crismas, Eucaristias, casamentos, batizados e ainda funciona uma escola de educação infantil e a liga do pão dos pobres de Santo Antônio.
Hoje, é denominada como Paróquia de São Sebastião.
Disponível em: http://malocapiauiense.blogspot.com/2015/06/igreja-de-sao-sebastiao-parnaiba-pi.html. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/vR02w. Acesso em: jan. 2017.
O Convento São Sebastião, conhecido como Convento dos Capuchinhos, foi inaugurado em 8 de dezembro de 1949. Sua construção foi projetada para instalar a Sede Estudantado de Teologia da Custódia, e liderada pelo engenheiro e construtor Frei Francisco de Chiaravalle, tendo como início da edificação em 22 de fevereiro de 1948.
A partir de seu funcionamento, passou a abrigar o Estudantado de Teologia, transferido de Messejana.
Em começo de 1957 foi transferido de Guaramiranga pra o Convento o Estudantado de Filosofia e; em 1960, os novos professores começam a fazer o Curso de Liceu.
No início de 1963, o Curso de Teologia foi transferido do Convento de Parnaíba para Guaramiranga; e no segundo semestre do mesmo ano, para o Convento de Fortaleza. No Convento de Parnaíba, ficam apenas os novos professores do Curso Científico.
Em 1967, os novos professores do Curso Científico são transferidos para o Convento de Sobral e o Curso de Filosofia vai de Sobral para o Convento de Guaramiranga. No mesmo ano, o Juvenato de Irmãos Leigos é transferido de Guaramiranga para Parnaíba, ficando aos cuidados de Frei Higino Fernandes até 1969.
Em 1975, após um convênio feito com a Diocese de Parnaíba, uma parte do Convento passa a funcionar como Centro de Treinamento Pastoral da Diocese. Entretanto, deixou de funcionar como Centro de Treinamento, depois que Dom Edvaldo restaurou o Centro de Treinamento Sagrada Família e para esse Convento transfere-se para o Postulantado dos Capuchinhos no início de 1984.
De 1984 a 1995, o Convento São Sebastião funciona como Sede de Postulantado sem estudos, sob os cuidados de Frei Moisés e; em 1995, sob a direção de Frei Antônio José.
Em 1996, acolhe uma turma de Seminaristas transferidos de Sobral sob a tutela de Frei Manoel Henrique.
Em 1999, o Postulantado volta a funcionar em Parnaíba, sob a direção de Frei Francisco Freitas.
O Convento prestou serviços de beneficência ao povo de Parnaíba e, sobretudo às comunidades da Paróquia de São Sebastião através da Escola São Francisco dos Capuchinhos, de Ensino Fundamental, da Escola de Datilografia e Escola de Corte e Costura, e do Pão de Santo Antônio, obra de Assistência aos idosos menos favorecidos, de início em convênio com o Serviço Social do Estado.
Disponível em: http://www.luiscorreia.com.br/2016/11/historico-do-convento-sao-sebastiao-um.html. Acesso em: jan. 2016.
Nota-se à esquerda o Salão São Francisco e à direita a Escola de Datilografia e Corte e Costura.


Assuntos:
Cidades e vilas; Conventos; Habitações; Igrejas (Edifícios); Parnaíba (PI); Paróquias; Piauí; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Convento dos Capuchinhos; Paróquia de São Sebastião


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página