Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48877
Código de Localidade: 3538006
Município: Pindamonhangaba
Tipo de material: fotografia
Título: [Palacete Visconde da Palmeira] : Pindamonhangaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Palacete Visconde da Palmeira foi projetado pelo construtor português Francisco Pereira de Carvalho, construído entre os anos de 1850 a 1864, por ordens do Capitão Antonio Salgado da Silva, que veio se tornar Visconde da Palmeira.
As paredes externas do Palacete foram erguidas em taipa e as paredes internas em pau-a-pique. Possui um estilo neoclássico eclético, com inúmeras janelas nos dois pavimentos. Os cômodos são decorados com florões. As fachadas principais são ornamentadas com platibanda decorada com pinhas e esculturas de louça, as sacadas contínuas em mármore de Carrara, guarnecidas com grades de ferro trabalhado. Destaque-se o brasão do Visconde da Palmeira, acima da porta principal, coroando o prédio. O Casarão abriga algumas coleções de quadros, fotos, móveis, máquinas e objetos da história de Pindamonhangaba, e uma ala dedicada ao pindamonhangabense Emílio Ribas.
O Palácio serviu como moradia do Visconde e de sua família até o ano de 1913. Nesse mesmo ano, o Barão de Lessa adquiriu o Imóvel e fundou a Escola de Pharmacia e Odontologia. A Escola funcionou até o ano de 1931, quando a Santa Casa de Misericórdia transformou o Palacete num Ginásio Municipal, que se tornou Colégio Estadual e posteriormente, Escola Normal.
Durante a Revolução de 1932 funcionou no local o Hospital de Sangue e após o conflito voltou a ser Ginásio até o ano de 1961. Nesse período a Santa Casa vendeu o Prédio para a Prefeitura.
No dia 10 de dezembro de 1957, por meio do Decreto Estadual nº30.324, no Palacete foi fundado o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, funcionando junto com a Escola.
O Palacete Visconde da Palmeira foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) no dia 11 de dezembro de 1969.
Disponível em: http://www.rdvetc.com/2016/pinda-a-princesa-do-norte-os-palacetes-e-o-bosque-da-princesa/. Acesso em nov. 2016.
Disponível em: http://www.efcj.sp.gov.br/index.php/roteiros-complementares/pindamonhangaba. Acesso em: nov. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Edifícios hospitalares; Edifícios públicos; Escolas; Habitações; Hospitais; Museus (Edifícios); Palácios; Pindamonhangaba (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Colégio Estadual; Escola de Farmácia e Odontologia; Escola de Pharmacia e Odontologia; Escola Normal; Ginásio Municipal; Hospital do Sangue; Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina; Residência de Visconde de Palmeira


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página