Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48814
Código de Localidade: 3548807
Município: São Caetano do Sul
Tipo de material: fotografia
Título: Grupo Escolar Bartolomeu Bueno da Silva : São Caetano do Sul, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Grupo Escolar Bartolomeu Bueno da Silva, localizado na Rua Maranhão, esquina com a Rua Espírito Santo, no Bairro Santo Antonio, foi inaugurado em 28 de julho de 1927.
A Instituição de Ensino ficava na Rua Monte Alegre, 35, no mesmo Bairro, em um prédio que atualmente se encontra o Edifício Di Thiene. Sua estrutura era de um casarão, com 22 classes, distribuídas em oito salas de aulas. Inicialmente, tinha o nome de 2º Grupo Escolar de São Caetano.
Em 1931, o Segundo Grupo Escolar atendia 900 alunos, igualmente divididos entre meninos e meninas.
Em 23 de janeiro de 1947, muda de nome para Grupo Escolar Bartolomeu Bueno da Silva.
Em 28 de março de 1953, o prefeito Ângelo Raphael Pellegrino, deu o pontapé inicial para a Escola ser construída no endereço atual e o projeto foi executado pela construtora Takaoka e Albuquerque Ltda.
Em 25 de julho de 1954, a nova sede da Escola foi inaugurada pelo prefeito Anacleto Campanella, no entanto, só teve seu efetivo funcionamento três dias depois. Com arquitetura moderna, instalações amplas e pronto para acolher milhares de alunos, o Edifício recebeu, em uma de suas fachadas, um painel, executado pela Cerâmica Artística da Costa, de Jayme da Costa Patrão. O painel retrata o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva exatamente no momento em que queimava aguardente perante os índios, quando foi apelidado de Anhanguera, que significa diabo velho. Com mais de 10 metros de altura por 8 metros de largura, conta com 4.500 azulejos. Entre as figuras representadas no painel, percebe-se a reprodução da face de Anacleto Campanella, e índias representando as funcionárias da Cerâmica da Costa.
Devido à proximidade da Escola com o Tiro de Guerra, gerou uma parceria, na qual os oficiais ajudavam os professores nos ensaios dos desfiles cívicos, para que estes saíssem perfeitos nos quesitos fanfarra, marcha e organização, o que fez da escola a vencedora de muitos concursos.
Na década de 1990, a Instituição chegou a atender 1600 alunos e contava com 60 professores. Porém, em razão da redistribuição escolar estadual, esses números diminuíram e seu nome passa a ser Escola Municipal de Ensino Fundamental Bartolomeu Bueno da Silva.
Em 2012, a Escola contabilizou 544 alunos matriculados, distribuídos entre o primeiro e o sétimo ano do Ensino Fundamental I e II, nos turnos manhã e tarde. Seu corpo docente é composto por oito professores conveniados – Estado e município –, 17 professores municipais de Ensino Fundamental I e 11 professores municipais de Ensino Fundamental II.
Disponível em: http://www.fpm.org.br/admin/imagens/raizes/raizes_045.pdf. Acesso em: dez. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; São Caetano do Sul (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: 2º Grupo Escolar de São Caetano; Escola Municipal de Ensino Fundamental Bartolomeu Bueno da Silva; Segundo Grupo Escolar de São Caetano


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página